Connect with us

Nossa Cidade

Roda de Conversa promove integração entre veteranos e calouros do Vibe

Mais 22 jovens do Vibe participaram nesta quarta-feira, 8 de novembro, de mais uma edição da Roda de Conversa do programa. O debate foi sobre temas como família, drogas e bulling. As rodas têm acontecido uma vez por semana e nesta edição contou com veteranos e calouros. Os contratos de aprendizagem são feitos pelo Patrulheiros Campinas.

“A dinâmica de hoje, com jovens novatos e antigos, ajuda muito na integração e também contribui para que os que estão participando pela primeira vez se sintam mais à vontade para falar”, disse o psicanalista e advogado Oscar Fonsechi Neto, que tem sido mediador das conversas.

Neto também salienta a importância de trazer novos temas para que a Roda seja tenha um debate mais produtivo. “Hoje tivemos uma Roda com bastante comunicação entre os jovens. Eles falaram de forma mais aberta, inclusive com testemunhos de como esses encontros têm trazido benefícios para suas vidas pessoal e profissional”, completou.

Jovens aprovam a iniciativa

“A reunião de hoje foi muito boa. Nós conversamos sobre diversos assuntos e isso foi muito bom, pois muitas vezes nem em casa conseguimos conversar por existirem tabus. Aqui somos ouvidos e podemos dividir inclusive experiências com pessoas que passam por situações idênticas a nossa”, disse Eduarda Lopes Moreto.

Participando pela primeira vez, Vinícius Ferreira Garcia também aprovou. “Foi minha primeira Roda e eu achei incrível. Momentos como este favorecem o diálogo, o que é importante para a mudança do mundo”, disse.

A troca de informações também é um ponto positivo apontado por Fábio Ferreira Rodrigues. “O programa Vibe é muto bom para o jovem aprendiz. Aqui falamos, colocamos nossos anseios e trocamos informações e isso é muito bom para a nossa mente.”

Para Beatriz Camargo o destaque é falar com liberdade. “Nas Rodas ficamos à vontade, pois ali é um espaço exclusivamente dedicado aos jovens. É onde podemos falar, desabafar, conversar e se iterar de novos assuntos. Aqui nos sentimos mais seguros em falar o que sentimos.”

Vibe

O programa Vibe está sendo desenvolvido em quatro pilares: Direitos Humanos e Respeito às Diferenças; Valorização da integração interpessoal no trabalho; Valorização das atribuições e tarefas que serão exercidas; e Busca pelo aprendizado e qualificação.

Participam do Vibe jovens aprendizes com idade a partir de 16 anos e permanecem no programa por 1 ano e 5 meses.

Para os jovens, o Vibe visa promover a valorização das aptidões e interesses; maior integração; capacitações, cursos e palestras; serviço de acolhimento e escuta qualificada; e o selo “Vibe Aprendizado”, certificando a passagem do jovem pelo programa.

O Vibe também tem ações voltadas para os orientadores e para as empresas, que receberão o selo “Vibe Parceiros” quando promoverem algum tipo de incentivo aos jovens – como concessão de bolsas de estudos – e também para as que os contratarem depois que saírem do programa.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com