Nossa Cidade
Roda de Conversa reúne jovens do Vibe para discutir autoconhecimento
A Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas promoveu, nesta segunda-feira, 7 de novembro, mais uma Roda de Conversa com os jovens aprendizes que fazem parte do programa Vibe. Os encontros ocorrem toda semana, com grupos de cerca de 27 jovens.
Autoconhecimento é o tema que vem sendo debatido com os jovens. O primeiro contato com o assunto foi em uma palestra realizada no Salão Vermelho, em setembro. A partir daí, as discussões continuaram com grupos menores, para que eles possam aproveitar melhor.
E a estratégia tem dado certo. Ana Caroline Barros da Silva diz que sentiu na Roda um ambiente confortável e descontraído. “Eu me senti à vontade para falar sobre diversos assuntos. Compartilhar e também ouvir o que as pessoas têm para falar é muito bom. Foi uma uma experiência muito boa”, disse.
Dandara Eduarda Chiarela Rocha também elogiou a forma como os assuntos foram abordados. “O que me chamou a atenção foi o jeito que nos incentivaram a seguir os nossos sonhos e a forma como devemos encarar as críticas e lidar com nossos erros”, explicou. “As rodas nos fazem abrir mais a mente e o modo de pensar e de agir”, completou.
Com 17 anos, Camily Jayany Oliveira do Amaral também acha que as rodas são importantes para a formação dos jovens do Vibe. “Nesse espaço podemos expor nossos sentimentos e conversar sobre o sentimos, inclusive sobre o futuro. Entendi, na roda, que podemos ser o que quisermos”.
Vibe
O Vibe ((Vivências, Integração, Bem-Estar e Educação Profissional) foi lançado em 2021 com quatro pilares: – Direitos Humanos e Respeito às Diferenças; – Valorização da integração interpessoal no trabalho; – valorização das atribuições e tarefas que serão exercidas; e – Busca pelo aprendizado e qualificação.
Participam jovens aprendizes com idade a partir de 16 anos, que permanecem no programa por 1 ano e 5 meses.
As Rodas de Conversa são uma das atividades desenvolvidas no programa e, segundo Juliana Assunção dos Santos, da equipe do DPSS (Departamento de Promoção à Saúde do Servidor), elas têm atingido seu objetivo. “A Roda dessa semana foi ótima, como sempre. Os jovens estão se apropriando do espaço de fala e expressão deles e não querem conversas rasas e sim o aprofundamento dos temas”, explicou.
Ainda segundo ela, durante o encontro foi entregue um material para auxiliar os jovens na identificação das próprias emoções. “É mais um instrumento para ajudar no processo de autoconhecimento, importantíssimo no desenvolvimento pessoal e profissional desses adolescentes”, disse.
Outras rodas estão programadas para que todo o grupo seja contemplado.