Nossa Cidade
Rota cicloviária entre Mercedes Benz e Ouro Verde deve ser entregue neste semestre
Mais uma rota cicloviária está em construção para ser entregue ao município. É a ligação da avenida Mercedes Benz, do entroncamento com a rodovia Santos Dumont (SP-075), na região do Distrito Industrial de Campinas (DIC), até o Terminal Ouro Verde. Serão mais de 8,5 km de trechos com ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota, que atenderão áreas industriais, comerciais e instituições públicas, promovendo a integração com o transporte público coletivo.
Os investimentos são da ordem de R$ 2,5 milhões. As obras, que começaram no final de dezembro de 2023 e são fruto de contrapartida com a empresa Savoy Imobiliária e Construtora Ltda., e possuem gestão da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), estão em pleno andamento. A expectativa é de conclusão dentro do primeiro semestre de 2024.
“Essa é mais uma importante rota cicloviária para o município, que promove as integração entre diversos locais na região. O traçado é, praticamente, todo plano, facilitando a utilização da bicicleta, para pequenos deslocamento. E proporcionando a integração com o Terminal Ouro Verde, com o ônibus”, enfatiza o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
Trajeto
No trajeto da infraestrutura cicloviária há 3,20 km de ciclovia, 2,40 km de ciclofaixa e 2,92 km de ciclorrota. São 8,52 km de rotas cicloviárias.
O trajeto atende vias importantes, como Mercedes Benz, dos Metalúrgicos, Barão Smith de Vasconcelos, Fernando Paolieri, Martinho Lutero, Major Oswaldo Esteves, Arymana, Apiaba, Igaci, Alaor Côrrea Telles, Rafael Iório e Armando Frederico Renganeschi.
A rota cicloviária corta bairros da região, como Distrito Industrial, Planalto de Viracopos, Aeronave, Jardim Adhemar de Barros, São Cristóvão, Jardim Cristina, Jardim Ouro Verde e Chácara São José.
Na região há diversas industriais, áreas comerciais e equipamentos públicos, como escolas e postos de saúde. No Terminal Ouro Verde será instalado paraciclo.
Ciclovia Vila União
A Emdec também avança com as obras para a conclusão da ciclovia da Vila União. A expectativa é de que a rota cicloviária do município, que terá em torno de 3,4 km, seja entregue ainda em fevereiro próximo, dependendo das condições climáticas.
Os investimentos são da ordem de R$ 2 milhões. A ciclovia tem início na rua Paulo Vianna de Souza, no Parque Residencial Vila União. E o percurso atende equipamentos públicos importantes, como o Parque Ecológico Luciano do Valle, o Centro de Saúde Vila União e o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Margarida Maria Alves.
A nova ciclovia terá trechos de circulação de mão dupla e de mão única. Pela rua Paulo Vianna de Souza ela segue com trajeto em duas faixas, até o entroncamento com a rua Dona Esmeralda Oliveira Mathias. Neste ponto, o trajeto tem bifurcação, por meio de uma rotatória, com continuidade com uma faixa, de mão única, e contornando o parque linear. Depois, retorna ao ponto de encontro na rotatória com a rua Paulo Vianna de Souza.
Novos projetos
Em 2023, Campinas ultrapassou os 100 km (101,38 km) de rotas cicloviárias (ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e calçadas compartilhadas); e mais 33 km estão em fase de implantação ou licitação.
Entre as rotas com obras em andamento estão a da avenida Mercedes e da Vila União. A da Campos Sales (0,7 km), em execução no contexto do projeto “Viva Campos Sales”; e a ciclovia da avenida Brunoro de Gasperi / São José dos Campos (2,6 km), na região do Parque Prado, fruto de contrapartida da construtora MRV.
As ciclovias Parque Ecológico “Hermógenes de Freitas Leitão” – Barão do Café / Mata Santa Genebra (4,8 km) e Parque Via Norte (4,2 km) estão em processo de abertura de licitação. Já foram licitadas e estão em fase de contratação as ciclovias Campina Grande – São Luís (2,94 km), Florence II – Pirelli (1 km), Jardim Flamboyant (0,47 km), Jardim Garcia – Londres (1,81 km), Jardim Garcia – Aurélia (1,73 km) e José Paulino (0,82 km).
Campinas 250 anos
A implantação de novas rotas cicloviárias no município, promovendo a mobilidade ativa, está entre as ações que comemoram os 250 anos de Campinas. Até o dia 14 de julho de 2024, a Prefeitura anunciará 250 realizações, uma por dia, em todas as áreas, para oferecer mais qualidade de vida para cerca de 1,1 milhão de habitantes que vivem na cidade, além de quem vem para trabalhar e passear. Saiba mais pelo site.