Connect with us

Nossa Cidade

Sabadania do CIC Vida Nova terá diversos serviços públicos gratuitos neste sábado, dia 26

Os moradores da região Sudoeste de Campinas poderão contar com diversos serviços públicos gratuitos neste sábado, 26 de agosto, durante o Sabadania do Centro de Integração da Cidadania (CIC) Vida Nova. O atendimento à população será das 9h às 13h.

A Administração Municipal participa com o Procon Campinas, Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT), Emdec, além de serviços de saúde e assistência social. O CIC Vida Nova fica na rua Odete Therezinha Santucci Octaviano, nº 92, no bairro Vida Nova.

O Sabadania tem o objetivo de facilitar o acesso da população aos serviços públicos disponíveis na região em que moram. A atividade é organizada pelo CIC, que é um programa da Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania. A data escolhida para o evento também é especial: neste dia, o CIC Campinas comemora seus 17 anos.

Serviços municipais

Entre os serviços da Prefeitura de Campinas que estarão no local está o Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT) que fará cadastros e encaminhamentos para vagas de empregos, além de tirar dúvidas sobre  Microempreendedor Individual (MEI).

Para o secretário municipal de Trabalho e Renda, Gustavo Tella, da pasta responsável pelo CPAT, as ações nos bairros têm sido fundamentais para aproximar os serviços do Centro da população. “É importante levar a oferta de vagas de emprego para os bairros para aumentar as oportunidades para pessoas que tanto precisam”, afirmou.

O Procon Campinas também estará no evento para registrar reclamações de consumidores, além de dar dicas sobre relações de consumo. A equipe também distribuirá material educativo. Uma vez por mês, o Procon leva seus serviços ao CIC Vida Nova. Neste mês de agosto, o plantão será realizado no próprio evento. Quem tiver interesse em agendar atendimento para os próximos plantões, podem entrar em contato com o CIC pelos telefones (19) 3226-6161 e 3226-6889.

A diretora do Procon Campinas, Yara Pupo, reforçou que os eventos descentralizados nas regiões, e aos sábados, auxiliam as pessoas que não conseguem procurar o Procon ou outros serviços públicos durante a semana. “Ter seus direitos enquanto consumidor respeitados também é um exercício de cidadania. O Procon oferece diversos canais de atendimento e também participa de oportunidades como essa para que os cidadãos tenham acesso a esse auxílio na mediação de relações de consumo”, destacou.

A Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas também estará com dois serviços. Um deles é a unidade móvel do Cadastro Único que prestará instruções para obtenção de bolsa família e carteira da pessoa idosa, além de tarifa social de energia elétrica. O outro é a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Novo Tempo que dará orientação social.

Na parte de atendimento à saúde, equipe do Centro de Saúde União dos Bairros vai aplicar vacina contra gripe, covid e tríplice viral, fazer testes rápidos de hepatites, HIV e sífilis e orientar sobre hipertensão e diabetes. A Vigilância em Saúde (Visa) Sudoeste também instruirá a população sobre combate a dengue e dicas para evitar a presença e acidentes com animais peçonhentos, como escorpiões. Na área de saúde, a cooperativa Uniodonto também aconselhará sobre saúde bucal. 

A Emdec, responsável pelo trânsito e transportes em Campinas, vai levar explicações sobre o trânsito a condutores e pedestres. Entre as dinâmicas que serão levadas estão o “óculos simulador de embriaguez”, atividade que simula efeitos do consumo do álcool e que conscientiza sobre os riscos de beber e dirigir. Para as crianças vai ter minicircuito de trânsito e teatro de fantoches com o tema da segurança no trânsito. As dinâmicas são promovidas por educadores e agentes da mobilidade urbana da Emdec.

Orientação jurídica e emissão de documentos

Durante o Sabadania, quem precisar poderá também emitir primeira e segunda via da carteira de identidade (RG) e obter orientações jurídicas com as Defensorias Públicas do Estado e da União e a organização Promotoras Legais Populares (sobre direitos das mulheres).

Sair da versão mobile