Connect with us

Nossa Cidade

Saiba como identificar funcionários da nova empresa de combate à dengue em Campinas

As ações de combate à dengue em imóveis de Campinas têm esbarrado em dúvidas da população sobre permitir ou não acesso aos agentes por conta do receio de sofrer eventual golpe. Isso porque o uniforme dos funcionários da nova empresa prestadora de serviços para reduzir e controlar arboviroses na cidade é diferente do usado pela contratada anterior.

Como é o uniforme e o que fazer?

A Administração celebrou contrato com a empresa Impacto Controle de Pragas LTDA na última semana de setembro. O agente de controle ambiental Augusto de Lara Garcia, do Programa de Arboviroses e Zoonoses, ressaltou que o novo uniforme é formado por camiseta branca, com logo da empresa, e calça na cor cinza.

Segundo ele, o uniforme da empresa anterior, atuante por cinco anos, era verde. 

Com isso, explicou Garcia, houve uma série de ações recusadas por moradores de regiões como Vila Industrial, São Bernardo, Jardim Santa Amália, Jardim Florence, Parque Floresta, Jardim Garcia, Vila Castelo Branco e Vila Padre Manoel de Nóbrega.

“Os agentes contratados possuem crachá e uniforme de identificação da empresa. Recebeu a visita e ficou na dúvida? Ligue para o 156 e confirme a veracidade da informação”, explicou. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Prevenção constante

Campinas declarou epidemia de dengue em abril deste ano e a necessidade de cuidados preventivos precisa ser contínua, segundo a Secretaria de Saúde. A cidade registrou até 5 de outubro um total de 9.834 casos da doença provocada pelo vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Além disso, ocorreram duas mortes, em março e junho.

O coordenador do Programa de Arboviroses e Zoonoses de Campinas, Fausto de Almeida Marinho Neto, enfatizou que o serviço é essencial para o combate à dengue.

“É muito importante que a população autorize a entrada desses agentes para realização do trabalho que é de suma importância para a saúde de todos”, explicou.

Além disso, ele também fez um alerta para que a população tenha mais atenção com ações preventivas diante da expectativa de dias com temperaturas mais elevadas e mais chuvosos da primavera até o verão. “Precisamos do auxílio da população, para somar às ações do poder público, no movimento de exterminação dos criadouros, ou seja, tudo que acumule água em casa. Somente dez minutos por semana são suficientes para a atividade.” 

Orientações para a população

A dengue provoca febre alta e repentina, dores no corpo, manchas vermelhas na pele, vômito e diarreia. Caso tenha estes sintomas, o morador deve procurar uma das unidades de saúde de Campinas para receber atendimento médico.

Para acabar com a proliferação do mosquito Aedes aegypt é preciso evitar acúmulo de água, latas, pneus, além de vedar a caixa d’água. Os vasos de plantas devem ter a água trocada a cada dois dias, enquanto vasos sanitários inutilizados precisam ficar fechados.

A orientação da Secretaria de Saúde para pacientes com sintomas da dengue é a busca pelos centros de saúde. Os endereços e horários de atendimento estão disponíveis no site da Pasta: https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/saude/pagina/centros-de-saude.

Sair da versão mobile