Nossa Cidade
Sala dos Toninhos recebe baile e oficina de ritmo nesta sexta, 15, e sábado, 16
Para quem gosta de Lambada, Zouk, Calipso, Axé, Merengue, Bolero, Guitarradas Paraenses e Samba Duro Baiano será realizado nesta sexta-feira, 15 de março, às 20h, o Baile do CRAU: O Amor é Brega. O show será na Sala dos Toninhos, localizada na Estação Cultura, com entrada gratuita.
O baile contará com o pré-lançamento do álbum autoral Fagulha, do grupo Cridão e Arapuca de Urubu (CRAU). O projeto, que contou com o patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC), também contemplará a realização da Oficina de Ritmos Populares, ministrada pelo músico Cris Monteiro, o Cridão, no sábado, 16 de março, das 14h às 16h, também na Sala dos Toninhos.
Cris Monteiro, o Cridão, o responsável pela iniciativa, conta que desde a década de 1990, ele levanta a bandeira do brega na Região Metropolitana de Campinas (RMC). “O Baile do CRAU vem justamente propagar e disseminar a história do brega, que, para mim, vai além do fato de ser um ritmo musical. Sempre o encarei como um movimento cultural e social”, destaca o músico.
Com duas horas de duração, o Baile do CRAU recorda antigos clássicos de figuras como Bartô Galeno, Alípio Martins, Gretchen, Sidney Magal, Dona Onete, Carlos Alexandre, Nelson Gonçalves, entre outros. Contudo, o grande destaque da noite são as canções autorais assinadas por Cridão. Sete delas estão presentes no álbum Fagulha, que será lançado ainda neste mês no Spotify.
Sobre a Oficina
Ministrada por Cridão, a Oficina de Ritmos Populares abordará temas relativos a ritmos afro-brasileiros, tendo como principal foco o carimbó (ritmo musical amazônico) e uma dança de roda de origem indígena, típica da região norte do estado do Pará, influenciada por negros e portugueses. São 20 vagas para maiores de 18 anos.
“A oficina se dará de forma interativa com os participantes tendo acesso aos instrumentos necessários para que, dessa forma, haja melhor entendimento e maior absorção dos elementos musicais. Serão ainda abordados os passos de dança do carimbó, pois, assim como a proposta do CRAU, é importante demonstrar que música e dança cooptam entre si”, destaca o músico.
Serviço:
Baile do CRAU e pré-lançamento do disco
Dia e hora: Sexta-feira (15/3), às 20h
Local: Sala dos Toninhos – Estação Cultura
Endereço: Av. Francisco Teodoro, 1.050, na Vila Industrial, em Campinas
Entrada gratuita
Oficina de Ritmos Populares, com Cridão
Dia e hora: Sábado (16/3), das 14h às 16h
Local: Sala dos Toninhos – Estação Cultura
Endereço: Av. Francisco Teodoro, 1.050, na Vila Industrial, em Campinas
Entrada gratuita