Connect with us

Nossa Cidade

Samsung recebe Selo Empresa Amiga da Mulher por iniciativas inclusivas

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, entregou oficialmente nesta quarta-feira, 1º de novembro, o Selo Empresa Amiga da Mulher para a Samsung Eletrônica Amazônia por suas ações em prol do empoderamento,  promoção e incentivo dos talentos femininos na companhia para promover uma cultura diversificada e um futuro melhor.

“É motivo de orgulho para Campinas ter uma empresa como a Samsung e os programas sociais da companhia evidenciam a responsabilidade da empresa em promover a igualdade de gênero e o respeito à mulher”, afirmou o prefeito. 

Para a secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, as ações inclusivas da companhia servem de inspiração a outras empresas. “A Samsung tem demonstrado uma preocupação significativa com o empoderamento feminino, engajando-se em diversas ações sociais com foco nesse tema”, acrescentou. 

O Presidente da Samsung Eletrônica Amazônia da subsidiária de Campinas, Alfonso Kim, agradeceu o reconhecimento pelas ações da empresa e destacou a preocupação com a promoção dos direitos humanos na companhia. “Estamos trabalhando em parceria com o poder público e organizações da sociedade civil para que a filosofia de respeito à dignidade humana se perpetue na empresa”, acrescentou.

Iniciativas

A Samsung Eletrônica Amazônia assumiu comprometimento em disseminar assuntos ligados ao cotidiano das mulheres, assim como a divulgação da Lei Maria da Penha, além disso, a empresa se dedicou intensamente à educação e sensibilização de seus colaboradores em relação à violência de gênero. Essa preocupação se traduziu em campanhas de conscientização, através da distribuição de panfletos informativos, elucidando sobre os direitos das mulheres, as diversas formas e o ciclo da violência. 

Os treinamentos internos também foram um pilar dessa iniciativa, na qual a companhia buscou instruir seus colaboradores sobre direitos da mulher, tipos e sinais de violência, ciclos da violência, sinais de relacionamentos abusivos e canais de ajuda disponíveis.

Para solidificar ainda mais esse comprometimento, a empresa promove anualmente campanhas em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres focada na abordagem de temas relacionado ao desafio de ser mulher em nossa sociedade. Através dessas ações, os colaboradores são incentivados a compartilhar mensagens relacionadas ao tema, o que não só eleva o nível de conscientização, mas também oferece à Samsung uma oportunidade de avaliar o entendimento e envolvimento dos colaboradores no assunto.

Mas o compromisso não parou por aí. Na busca contínua por um ambiente de trabalho mais igualitário e inclusivo, a Samsung Eletrônica Amazônia promoveu treinamentos especializados para seus líderes. Gerentes, supervisores e coordenadores foram capacitados sobre gestão inclusiva e o engajamento feminino e equidade no ambiente de trabalho. E, como sinal do comprometimento com a causa, essa formação foi realizada em colaboração com uma consultora da ONU Mulheres, garantindo a profundidade e eficácia do treinamento.

Em parceria com o Cepromm – Centro de Promoção para um Mundo Melhor,

localizado no Jardim Itatinga, a companhia tem uma parceria para a promoção de ações em prol de crianças e adolescentes atendidos pela entidade, através do Programa Primeiro Emprego que oferece a experiência aos menores aprendizes a oportunidade do aprendizado prático na Samsung, o Programa Meu Primeiro Voo Cultural que leva um grupo de adolescentes para conhecer a capital federal do Brasil e a  comemoração do Dia do Voluntariado Global Samsung que a fábrica de Campinas organiza a Festa das Crianças, realizada recentemente. Com a Unimed, a Samsung Eletrônica Amazônia realiza em parceria o Clube da Gestante, que trabalha saúde preventiva e orientações para mulheres grávidas.

A lei

Instituído pela Lei 16.417, de 30 de junho de 2023, o Selo Empresa Amiga da Mulher é um reconhecimento para empresas que demonstram compromisso com a proteção e promoção dos direitos das mulheres em situação de violência de gênero. 

As empresas interessadas apresentam uma carta de compromisso em promover a divulgação de ações afirmativas sobre os direitos das mulheres, garantir um ambiente de trabalho saudável e digno, reconhecer o direito de afastamento para mulheres em risco, entre outras ações, de acordo com o projeto de lei. O selo tem validade de dois anos, podendo ser renovado desde que sejam cumpridas as condições estabelecidas.

Para solicitar o reconhecimento, também será preciso apresentar informações sobre as ações que desenvolvem em prol dos direitos das mulheres em situação de violência de gênero. Os dados serão verificados pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.

Sair da versão mobile