Connect with us

Nossa Cidade

Samu faz treinamento para segurança dos socorristas durante ação de resgate

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) participaram nesta sexta-feira, 2 de junho, de treinamento em sinalização de trânsito para garantir a segurança dos socorristas nos atendimentos prestados às vítimas de acidentes em vias públicas.

A capacitação visa a revisão e atualização dos conhecimentos que os profissionais possuem e é atividade do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), criado no ano passado pela diretoria de Urgência e Emergência da Rede Mário Gatti, para a formação, capacitação e habilitação continuada de recursos humanos para o atendimento às urgências.

No treinamento, que ocorreu em um acesso à Avenida Manoel Afonso Ferreira, no Jardim São Fernando, o cenário foi a simulação de atropelamento com vítima suspeita de fratura na perna. Na semana passada, os profissionais tiveram as aulas teóricas sobre os procedimentos a serem adotados e, nesta sexta-feira, os condutores socorristas Admilson Ferreira da Silva e Fernando Henrique Faria, coordenaram as aulas práticas.

Durante a capacitação, os profissionais praticaram os procedimentos de sinalização de segurança de cena, como desvio do fluxo de veículos que vêm no sentido do acidente e também adotar procedimentos para evitar que outro acidente ocorra no local.

Entre eles, a colocação da ambulância antes do local onde a vítima se encontra para que funcione também como barreira de proteção; o desembarque da equipe do lado oposto de onde o tráfego flui; adoção de sinalização provisória com cones para direcionar o trânsito.

Também receberam orientações para, após embarcar o paciente, fechar a porta da ambulância, para evitar que um motorista mais curioso tente ver dentro do veículo e acabe provocando mais um acidente.

Sair da versão mobile