Nossa Cidade
Samuzinho na Escola apresenta Samuca, que ajuda pequenos a entender quando acionar o serviço pelo 192
Samuca, fantoche utilizado pelos profissionais do projeto Samuzinho na Escola, foi a atração na aula desta sexta-feira, 14 de junho, para os alunos do 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil Vicente Ráo, no Parque Industrial. Encantados com a presença do boneco, fizeram perguntas, cantaram e participaram ativamente da aula
Foi a segunda aula do projeto-piloto, com participação de 53 alunos. Eles receberam informações sobre o funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e sobre a atuação dos profissionais que trabalham no serviço, como a telefonista auxiliar de regulação médica, médico regulador, rádio operados, enfermeiro da Central de Regulação de Urgências.
Também aprenderam a ligar para o Samu numa emergência, e a necessidade de ter calma para informar o que ocorre e onde está, para que os profissionais médicos do serviço possam definir se é necessário orientação ou envio de ambulância, o tipo de ambulância, entre outras decisões.
Os enfermeiros Eliana dos Santos Paião Pereira, Cassiana Kelly Sales e José Luís Queiroz, do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), da diretoria de Urgência e Emergência da Rede Mário Gatti, ensinaram às crianças uma música que orienta o que fazer em situação de emergência.
A música fala que “se com uma vítima me deparar/ primeiro vou respirar/ e ter calma e observar/. Como será que ela deve estar?/ De ajuda vou precisar!/ Por alguém vou chamar/ Agora um número eu vou ligar./ São só 3 pra decorar,/192 do Samu”.
O estudante Heitor Zotta, de 9 anos, disse que gostou bastante da aula, que achou o Samuca bacana e engraçado, e que também gostou muito da aula anterior, onde o tema foi trote. “Quando alguém dá trote no Samu, a ambulância sai para atender um acidente que não exista e isso prejudica quem realmente precisa de atendimento”, disse.
Enzo Miguel de Freitas Rodovalho, de 9 anos, também gostou do que aprendeu, mas disse que adorou o Samuca. “O Samuquinha é engraçado e legal”, afirmou.
Projeto
A proposta do Samuzinho na Escola é ensinar as crianças a utilizarem adequadamente o Samu, terem noções básicas de primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos e medidas necessárias para socorrer uma pessoa em situação de risco, enquanto a ambulância não chega.
No projeto-piloto são dez encontros às sextas-feiras com os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da instituição, um por semana, nos meses de junho, julho e agosto (com exceção do período de férias escolares).
A formatura das crianças está marcada para 6 de setembro, no São Vermelho da Prefeitura, com entrega de diploma de socorrista mirim, camiseta e boné do Samu e medalha.