Nossa Cidade
Samuzinho na Escola: mais 53 socorristas mirins iniciam capacitação
Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil Vicente Ráo, no Parque Industrial, iniciaram nesta sexta-feira, 7 de junho, capacitação para se tornarem socorristas mirins. Na primeira aula, as 53 crianças receberam informações sobre a história do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o trabalho desenvolvido pelo serviço e os prejuízos que os trotes trazem ao atendimento à população.
O treinamento integra o projeto Samuzinho na Escola, coordenado pelo Núcleo de Educação em Urgência (NEU) da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar.
O Samu recebe, em média, 10 mil chamadas por mês e atende cerca de 4,5 mil ocorrências mensais. São cerca de 650 trotes mensais. As crianças participaram ativamente da aula com a simulação de duas situações: uma onde reporta ao Samu um falso acidente com muitas vítimas na rua e outra onde um acidente real ocorre.
As enfermeiras Eliana dos Santos Paião Pereira e Cassiana Kelly Sales, da diretoria de Urgência e Emergência da Rede Mário Gatti, mostraram às crianças que enquanto uma ambulância vai atender um trote, quem de fato precisa pode demorar para receber ajuda.