Nossa Cidade
Sanasa completa 300 quilômetros de redes de água trocadas em dois anos e meio
Em comemoração aos 249 anos da cidade de Campinas, a Sanasa alcança, nesta quarta-feira, 12, a marca de 300 quilômetros de substituição de redes de água nos últimos dois anos e meio. A meta é concluir, até o final de ano que vem, 450 quilômetros.
“É no Jardim Campos Elíseos que está sendo registrada a marca histórica de 300 quilômetros de redes de água trocados no nosso governo. Em 27 anos, a cidade trocou 450 quilômetros. Vamos chegar, ao final do nosso mandato, com outros 450 quilômetros de redes de água substituídos em Campinas”, afirma o prefeito Dário Saadi.
Por que a troca de redes é importante
Também vai diminuir o índice de perda de água na distribuição, que hoje é de 20% em Campinas, enquanto a média nacional está em 40%. Com as novas redes, a tendência é de quedas maiores.
Desde 1994, quando começou o investimento do Programa de Redução de Perdas, a Sanasa deixou de captar mais de 611 bilhões de litros de água dos rios que abastecem a cidade, Capivari e Atibaia, principalmente. Esse volume corresponde a 244.400 piscinas olímpicas cheias de água até a borda. Naquela época, eram retirados, anualmente, 116 bilhões de litros de água para abastecer 800 mil habitantes. Hoje, com quase 1,2 milhão moradores, o volume captado é de 106 bilhões de litros, ou seja, representa menos desperdício, mais eficiência e mais sustentabilidade.
“Estamos investindo mais de R$ 255 milhões para acelerar o Programa de Troca de Redes e garantir crescimento econômico, desenvolvimento de Campinas e, sobretudo, sustentabilidade ambiental, porque, quanto menos água se perde na distribuição, menos água a gente tira dos rios”, destaca o presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior.