Connect with us

Nossa Cidade

Sanasa e DAEV de Valinhos assinam convênio para operação da ETE Capuava

 

A Sanasa e o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) assinaram nesta segunda-feira, 18 de março, um convênio de cooperação técnica para operação e gerenciamento da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Capuava. A cerimônia de assinatura, realizada na sede da Sanasa, contou com a presença dos prefeitos de Campinas, Jonas Donizette, e de Valinhos, Orestes Previtale, e dos presidentes da Sanasa, Arly de Lara Romêo, e do DAEV, Pedro Inácio Medeiros.

 

 

Trata-se de uma parceria inédita no Estado de São Paulo para melhorar a qualidade do esgoto lançado no Ribeirão Pinheiros, considerado um importante afluente do Rio Atibaia. O trabalho conjunto, que permitirá tratar o esgoto de Valinhos e todo efluente da bacia de esgotamento Samambaia, localizada em Campinas, prevê um convênio de 30 anos e investimento no valor de R$ 130 milhões provenientes da CAIXA. A parceria também envolve a ampliação e a modernização da ETE Capuava, a operação da estação e a implantação de uma estação produtora de água de reúso.

 

 

De acordo com o prefeito Jonas Donizette, a parceria trará benefícios aos dois municípios. “Valinhos ganha porque poderá ampliar o seu desenvolvimento. Para Campinas, ficou mais barato o investimento e também melhor aproveitado, porque em função da qualidade da água do Rio Atibaia, vamos também fazer a descarga do esgoto tratado com melhor qualidade, e isso vai demandar menos custo no tratamento da água que usamos em Campinas” ressaltou Jonas.

 

 

Para o presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo, a assinatura marca o início da atuação da Sanasa na Região Metropolitana de Campinas. “Em dois, três anos, no máximo, concluiremos esta importante obra, é uma parceria de grande interesse público, a água do Rio Atibaia vai melhorar muito”, afirmou.

 

 

O prefeito de Valinhos, Orestes Previtale, também destacou a importância do convênio: “acabamos de assinar uma parceria inédita relacionada ao cuidado com o meio ambiente. Teremos a segurança do saneamento básico de nossa cidade e de todas as cidades que se utilizam do Rio Atibaia para abastecimento hídrico”.

 

 

O presidente do DAEV, Pedro Inácio Medeiros, acrescentou que Valinhos dará um salto importante na qualidade do tratamento de esgoto. “E esse salto na qualidade vai servir de modelo para outras cidades que necessitam dessa tecnologia”.

 

 

A ETE Capuava trata hoje 255,6 litros de esgoto por segundo, enquanto a quantidade de esgoto tratado na ETE Samambaia, em Campinas, é de apenas 60 litros por segundo, em função da pouca demanda.

Sair da versão mobile