Nossa Cidade
Sanasa é finalista do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento 2022
A Sanasa é a primeira empresa de saneamento do Brasil certificada no Programa Jornada de Excelência Nível I ESG (Ambiental, Social e Governança), promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). A empresa também é finalista do PNQS -, Ciclo 2022, Nível I. A cerimônia de premiação será na noite desta quarta-feira, 30 de novembro, em Campo Grande (MS).
O Programa Jornada de Excelência foi apresentado pelo gerente de Gestão da Qualidade e Relações Técnicas, Alessandro Tetzner, nesta quarta-feira, no segundo dia do PNQS, em Campo Grande. O evento reúne o Seminário de Benchmarking e a cerimônia de premiação.
O programa Jornada de Excelência foi conduzido na Sanasa pelos instrutores da ABES com base no Modelo de Excelência em Gestão do Saneamento Ambiental. A partir do diagnóstico inicial, efetuado em junho com a participação ativa dos empregados, foram definidos dois projetos chaves: Administração de Estratégias e Administração de Pessoas.
De acordo com o presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior, a certificação representa muito mais do que um mérito, mas principalmente o engajamento dos funcionários da empresa. “As pessoas precisam enxergar o seu papel e a sua contribuição no processo, e a metodologia aplicada no programa Jornada de Excelência permite a cada pessoa se enxergar nos processos, saber como ela contribui”, concluiu.
A Jornada de Excelência tem, entre outros objetivos, o de ajudar as empresas de saneamento a avançarem na melhoria da gestão da qualidade. O programa vem ganhando destaque nacionalmente no setor de saneamento ambiental.
De acordo com o gerente de Gestão da Qualidade e Relações Técnicas da Sanasa, Alessandro Tetzner, entre os diferenciais que a Jornada de Excelência trouxe para a Sanasa está a possibilidade de extrair o máximo de potencial dos profissionais da empresa. “É a chance de entrarmos, de vez, para o rol das melhores empresas de saneamento, com foco nas ações ambientais, sustentáveis e de boa governança”, ressaltou Tetzner.