Nossa Cidade
Sanasa e Prefeitura inauguram novo reservatório no Distrito de Sousas
A Sanasa e a Prefeitura de Campinas entregaram nesta quinta-feira, 27 de junho, o nono reservatório de água potável de 2024, desta vez no distrito de Sousas. A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Dário Saadi e do presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior, entre outras autoridades.
O novo reservatório tem capacidade para armazenar 3 milhões de litros e atende a 20.536 pessoas que moram em 31 bairros da região de Sousas. Para a construção do reservatório foram investidos R$ 11,5 milhões.
Além do reservatório de Sousas, entregue nesta quinta-feira, já foram entregues oito reservatórios este ano: João Erbolato (1), no Jardim Chapadão; Nova Europa (1), no Jardim Nova Europa; Oziel/Monte Cristo (1), no Parque Oziel; DIC V (1), no DIC V; Campo Grande (2), no Campo Grande; Jardim Conceição (1), no Jardim Conceição, e Taquaral (1), no Parque Alto Taquaral.
Plano Campinas 2030
O reservatório de Sousas integra o Plano Campinas 2030, que contempla a construção de 20 novos reservatórios de água potável que vão acrescentar 54 milhões de litros de água aos 142 milhões atuais. Com isso, a capacidade de reservação da cidade será elevada para 196 milhões de litros, volume suficiente para 20 horas de consumo em caso de eventual desastre ambiental que impossibilite a retirada de água dos rios e/ou falta de energia elétrica que impeça a captação e o tratamento de água.
“Esses 20 novos reservatórios vão dar mais segurança hídrica e mais tranquilidade no abastecimento de água em Campinas”, acrescentou o prefeito Dário Saadi.
“Os demais reservatórios serão entregues até agosto, no mais tardar até setembro, de maneira que assumimos o compromisso de entrega em quatro anos e vamos cumpri-lo dentro do prazo que propusemos”, afirmou o presidente Manuelito Magalhães Júnior.
Ainda faz parte do plano, a troca de 450 km de redes de água na cidade de Campinas. Até o momento, foram trocados 430 km. No distrito de Sousas, foram substituídos 6,6 km de tubulações.
Nos próximos dias, será interligada a nova adutora de água bruta (ARA-6) ao sistema de adução. A tubulação de um metro de diâmetro e 2,5 km de extensão começa na unidade de captação do Rio Atibaia, atravessa Sousas e desemboca nas estações de tratamento 3 e 4. Esse equipamento vai permitir menor consumo de energia elétrica e equilíbrio de pressão das outras duas adutoras em operação, ARAs 4 e 5.