Nossa Cidade
Sanasa entrega reservatório de água potável na Vila 31 de Março e beneficia 23 mil pessoas
O prefeito Dário Saadi e o presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior, inauguraram mais um reservatório de água potável em Campinas, desta vez na Vila 31 de Março. Este é o quarto a ser entregue neste ano. No total, serão 20 a serem entregues para aumentar a segurança hídrica na cidade. A cerimônia de inauguração contou com a presença do vice-prefeito Wanderley de Almeida e do presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Rossini, entre outras autoridades. A entrega faz parte das ações em comemoração aos 250 anos de Campinas.
O prefeito Dário Saadi destacou a importância da obra. “Essa ação é muito importante. Vai dar mais segurança e mais tranquilidade para as famílias. É um avanço que garantiu a Campinas o prêmio de uma das melhores cidades do Brasil no saneamento”, ressaltou o prefeito referindo-se à premiação do Instituto Trata Brasil.
Com um volume de 2,5 milhões de litros de água potável, o Reservatório Conceição vai beneficiar 22.936 pessoas dos seguintes bairros: Residencial Vila Verde, Jardim Madalena, Vila 31 de Março, Jardim Flamboyant, Chácara da Barra, Jardim Carlos Gomes, Jardim Boa Esperança, Jardim Líria, Parque Brasília, Jardim Alto da Barra e Loteamento Vila Lafayette Álvaro.
Para a construção deste reservatório, foram investidos R$ 4,3 milhões. Assim como os demais em construção, o Reservatório Conceição foi fabricado em aço, parafusado com chapas de aço carbono e com revestimento vitrificado. O teto constitui domus geodésico fabricado em alumínio.
Essa tecnologia permite unir a resistência do aço com a durabilidade e a pureza do vidro, produzindo um material de qualidade superior para construção de tanques para líquidos. O aço vitrificado é extremamente resistente, com elevada vida útil e baixa necessidade de manutenção preventiva. Além disso, não precisa de repintura e permite montagem rápida e limpa sem a necessidade de equipamento pesado.
Plano Campinas 2030
O Reservatório Conceição integra o Plano Campinas 2030, investimento da Sanasa em mais de 100 obras por toda a cidade, para garantir o abastecimento de água de forma segura e sustentável para Campinas e seu crescimento socioeconômico nos próximos anos.
“A Sanasa está completando 50 anos, e este é o maior investimento da história da companhia e da história de Campinas no saneamento. Nós estamos gastando um bilhão de reais e já atingimos mais de setecentos milhões até o mês de maio para garantir a segurança hídrica da cidade”, afirmou o presidente Manuelito Magalhães Júnior.
O programa contempla a construção dos 20 novos reservatórios, mais de 450 quilômetros de troca de redes, 250 quilômetros de novas redes de água, 175 quilômetros de novas redes de esgoto e mais 39 quilômetros de novas adutoras. Já foram entregues em março o Reservatório João Erbolato, no Jardim Chapadão; e, em abril, os reservatórios Nova Europa e Oziel/Monte Cristo.
Os 20 novos reservatórios vão aumentar a capacidade total de reservação para 196 milhões de litros, volume suficiente para 20 horas de consumo. Essa ampliação de reserva de água, além de aumentar a segurança hídrica do município, também é importante para a resiliência de Campinas. Em casos de desastres ambientais ou falta de energia que impeçam a captação nos rios que abastecem a cidade, garantem o abastecimento até que a captação possa ser retomada.