Connect with us

Nossa Cidade

Sanasa vai substituir total de 450 km de redes por material de alta durabilidade até o final de 2024

A troca de tubulações da rede de distribuição de água levou a empresa de saneamento de Campinas, a Sanasa, a obter resultados impressionantes com a redução do desperdício de água e o aumento da capacidade de abastecer a população. A troca de redes do Programa de Redução de Perdas começou em 1994 e já foram substituídas 450 km de redes de água nesses últimos 26 anos. Em 2021, a nova meta estabelecida pela Sanasa e pela Prefeitura de Campinas é a de trocar outros 450 km até o final de 2024.
 
“Para a troca das redes antigas por novas, a cidade foi dividida em 14 lotes, o que levou em consideração as localidades onde havia mais incidência de rompimentos. Seis lotes já foram concluídos, outros seis estão em andamento, com execução de obras entre 36% e 99%; e outros dois estão em processo de licitação. Até o momento, já foram trocados 350 km”, explica o presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior.
 
Desde que foi instituído esse programa, 611 bilhões de litros de água deixaram de ser retirados dos rios que abastecem Campinas, apesar de a cidade ter 400 mil novos habitantes (de 800 mil para 1,2 milhão). Isso é resultado da eficiência das novas redes, fabricadas em polietileno de alta densidade (PeAd), que apresentam durabilidade superior a 50 anos.
 
As tubulações em PeAd reduzem drasticamente o índice de rompimentos e vazamentos das redes, que podem ser causados por tráfego pesado, acomodação das redes no solo e o próprio desgaste do tempo. Atualmente, Campinas tem um índice de perdas na distribuição de 20%, metade da média nacional (40%).
 
As obras para a troca de redes são executadas pelo método não destrutivo (MND), ou seja, são realizados pequenos cortes em alguns pontos das vias para que as equipes possam trabalhar passando a nova tubulação. Dessa forma, as ruas e avenidas não precisam mais ficar “rasgadas” por meses, o que causava grandes transtornos à população e ao trânsito locais.
Sair da versão mobile