Connect with us

Nossa Cidade

Santa Bárbara DOeste e Pedreira participam de capacitação do Centro de Resiliência de Campinas

O Centro de Resiliência de Campinas (CRDC), coordenado pela Defesa Civil, promoveu nesta segunda-feira, 23 de outubro, capacitação dos municípios de Santa Bárbara D’Oeste e Pedreira. O treinamento, realizado na sede da Defesa Civil, abordou a implementação do Scorecard – Ferramenta de Autoavaliação da Resiliência Face a Desastres a Nível Local.

Os representantes conheceram as funcionalidades do Scorecard, ferramenta inovadora de avaliação e aprimoramento da resiliência em relação a desastres e emergências, tornando os municípios mais preparados para enfrentar situações adversas. Os participantes foram treinados para utilizar a ferramenta para avaliar a capacidade de resposta e recuperação das comunidades, identificando áreas de melhoria e implementando planos de ação.

A capacitação foi conduzida pelo coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado. Participaram também Anne Dutra, coordenadora de Fiscalização de Alimentos da Secretaria de Saúde e responsável pelo Scorecard de Sistemas Alimentares; Lucilaina Teles, da Defesa Civil, mediadora do Scorecard de Inclusão de Pessoas com Deficiência; Priscilla Pegoraro, da Saúde, membro do Centro de Resiliência de Campinas; e Heloísa Fava Fagundes, coordenadora da área de Fiscalização Ambiental. 

Segundo o diretor da Defesa Civil, Sidnei Furtado, o CRDC está empenhado em fortalecer a resiliência na Região Metropolitana de Campinas e o treinamento vai ao encontro deste objetivo. “A implementação do Scorecard representa um passo significativo na promoção da segurança e bem-estar dos habitantes desses municípios, uma vez que as condições climáticas extremas e desastres podem representar ameaças substanciais”, afirmou. 

De acordo com ele, ambas as cidades se comprometeram com a implementação da ferramenta, envolvendo ativamente as partes interessadas locais para garantir uma resposta coordenada a desastres. 

Sair da versão mobile