Connect with us

Nossa Cidade

Saúde celebra Semana da Enfermagem com destaque para qualificação das equipes; perfil

A Secretaria de Saúde de Campinas celebra neste domingo de Dia das Mães, 12 de maio, o Dia do Enfermeiro e o Dia Internacional da Enfermagem. A categoria foi homenageada nesta sexta, 10, com a abertura da 80ª Semana de Enfermagem: trilhando caminhos de valorização e motivação durante um fórum que reuniu cerca de 200 profissionais no Salão Vermelho da Prefeitura. No evento, foi destacada a qualificação do quadro de profissionais como fator determinante para formação das equipes e aprimoramento da assistência aos pacientes.

A Pasta reúne 4,3 mil servidores no quadro de pessoal e, neste grupo, 3,3 mil (77%) são pessoas do sexo feminino. Há 999 do sexo masculino, portanto, equivalente a 23%.

Considerando-se somente a enfermagem, a participação de mulheres é ainda maior. São 1,5 mil profissionais, dos quais 86% são do sexo feminino, e 14% do sexo masculino.

Perfil da enfermagem

  • Enfermeiros – 490 (31%)
  • Técnico de Enfermagem – 684 (43%)
  • Auxiliar de Enfermagem – 406 (26%)

Secretaria de Saúde

  • Servidores: 4.360
  • Sexo feminino: 3.361 (77%)
  • Sexo masculino: 999 (23%)

Atualmente, 47% dos cargos de gestão da Saúde são ocupados por profissionais de enfermagem.

“Nossa categoria representa a maior força de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde, sendo essencial para o funcionamento dos serviços. A enfermagem está presente em praticamente todos os serviços e, além disso, tem um papel muito importante na gestão pública deste município. O trabalho das nossas equipes é frequentemente desafiado, mas vocês conseguem se superar e garantir uma assistência de qualidade à população. Esse ano, estamos enfrentando a maior epidemia de dengue da história de Campinas e vocês têm conduzido os atendimentos e acompanhamentos com uma dedicação inquestionável. Acredito que nem todos saibam, mas o Ministério da Saúde visitou nossa cidade e elogiou a qualidade do atendimento oferecido aos pacientes com suspeita de dengue, especialmente na nossa rede básica de saúde, e esse reconhecimento é mérito de vocês”, frisou Talita Poliana Roveroni Moraes, coordenadora da Enfermagem de Campinas.

Durante o fórum, houve destaque para a palestra “Soft Skills e Alta Performance na atuação de enfermagem”, promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP). Além disso, servidores indicados pelas equipes como exemplos de profissionalismo foram homenageados, e os participantes se emocionaram com uma apresentação de violino realizada por um técnico de enfermagem.

Sair da versão mobile