Nossa Cidade
Saúde de Campinas aplica 63,2 mil doses de vacina contra gripe em duas semanas

A Secretaria de Saúde de Campinas aplicou 63.278 doses de vacina contra gripe nas duas primeiras semanas de estratégia de imunização. Deste total, 47.894 foram direcionadas para idosos, crianças de 6 meses a 5 anos e gestantes, enquanto 15.384 foram aplicadas nos outros grupos considerados prioritários. Veja abaixo a lista completa.
- Idosos – 44.544 doses (20,5% da população de 217.232)
- Crianças – 2.320 doses (2,69% da população de 86.117)
- Gestantes – 1.030 doses (11,2% da população de 9.194)
A meta da Secretaria de Saúde é imunizar 90% de cada um dos três grupos que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação. No caso das crianças que recebem o imunizante pela primeira vez é preciso tomar duas doses, com intervalo de 30 dias.
“Estamos num período entre dois feriados prolongados, então é importante reforçar a importância das pessoas continuarem a buscar pela vacina nas unidades básicas. A dose é segura e a melhor forma de evitar sintomas graves e até óbitos pela doença”, explicou a coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, Chaúla Vizelli.
A vacina contra gripe está disponível em todos os centros de saúde (CSs) de Campinas. Não é preciso agendamento para receber, basta apresentar documento com foto e carteira de vacinação (se tiver). Neste ano, o imunizante protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B. A dose pode ser administrada junto com outras vacinas do Calendário de Vacinação.
A vacinação é direcionada para os seguintes públicos:
- Idosos (60 anos ou mais)
- Crianças de 6 meses a 5 anos
- Gestantes
- Puérperas
- Pessoas com doenças crônicas
- Povos indígenas
- Quilombolas
- Pessoas em situação de rua
- Trabalhadores da saúde e da educação
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- Profissionais das Forças Armadas
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo
- Trabalhadores portuários
- Trabalhadores dos Correios
- População e funcionários do sistema de privação de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
Estes grupos incluem 509 mil pessoas, segundo estimativa do Ministério da Saúde realizada em 2024. Este indicador pode ser atualizado ao longo do ano.
Mais informações e horários das salas de vacina nos CSs estão no site: https://vacina.campinas.sp.gov.br/vacinas/gripe.
Cuidados
Além da vacinação, há outros cuidados que devem ser tomados pela população para evitar a transmissão de doenças respiratórias, como lavar as mãos frequentemente e manter os ambientes arejados, etiqueta respiratória, além de usar máscaras se tiver sintomas.
