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Saúde Digital atende quase 240 mil pessoas entre encaminhamentos e orientações

O programa Acesso Fácil Saúde Campinas alcançou nesta semana a marca de 238,1 mil interações entre pacientes e o SUS Municipal durante atendimentos e orientações. O levantamento inédito da Secretaria de Saúde considera serviços de telessaúde e uso da inteligência artificial (chatbot) para otimizar assistência e reduzir absenteísmo em agendas.

Os dados consideram resultados das modalidades digitais aplicadas pela Pasta desde a implementação de cada uma até sexta-feira, 26 de julho, quando o balanço foi finalizado.

Como foram as interações?

Cinco eixos foram considerados pela secretaria no registro de interações com pacientes. Todas significam, na prática, comunicações da Saúde que chegaram aos usuários da rede:
 

  • Interação para reduzir absenteísmo em consultas nos centros de saúde: 89.644
  • Chatbot dengue: 89.067
  • Interações durante teleconsultas e teleinterconsultas: 36.720
  • Chatbot para marcações de teleconsultas: 8.132
  • Interações com a Ana, assistente virtual da Saúde Digital: 14.623

“O resultado é fantástico e temos certeza de que os indicadores serão ampliados conforme a popularização dos serviços. Todos os serviços têm potencial de expansão, mas é preciso valorizar todo este trabalho inovador já realizado para otimizar a assistência em saúde diante de um momento em que ainda lidamos com demandas represadas no período mais severo da pandemia de covid-19 e enquanto enfrentamos a maior epidemia de dengue no país. A Saúde Digital é um instrumento cada vez mais importante para qualificar e ampliar o acesso ao SUS Municipal”, ressaltou o secretário de Saúde de Campinas, Lair Zambon.

O que é cada eixo?

Interação para reduzir absenteísmo em consultas nas unidades básicas

No fim de maio, a Saúde concluiu a implementação do recurso de chatbot em todos os 68 centros de saúde (CSs). Com isso, todas as unidades básicas podem usar mensagens pela assistente virtual “Ana”, pelo WhatsApp, para lembrar os pacientes das marcações de consultas e exames. O objetivo é redirecionar vagas que seriam perdidas.

A Pasta registrou 89,6 mil interações e o resultado efetivo sobre redução do absenteísmo ainda está em levantamento pelos CSs. No período foram disparadas 109,7 mil mensagens.

A projeção da Saúde é atingir, em breve, capacidade de até 70 mil disparos mensais e permitir a recuperação de quase 84 mil consultas e exames no período de um ano.

O contato do WhatsApp é identificado pelo “Acesso Fácil Saúde Campinas” e o número que aparece para o paciente é o (19) 9-9604-3012. Duas mensagens são disparadas:
 

  • Sete dias antes da consulta ou exame, o paciente precisa confirmar a agenda
  • Na véspera do agendamento, o paciente recebe um lembrete

Vale destacar que não é possível enviar mensagens para este contato, mas somente interagir para realizar confirmações sobre perguntas feitas via chatbot.

Chabot dengue

Toda pessoa diagnosticada ou com suspeita de dengue, após atendimento no SUS Municipal, incluindo a Rede Mário Gatti, recebe via WhatsApp mensagem de chatbot que auxilia a Pasta a acompanhar as condições do paciente. Caso necessário, é feita nova orientação sobre busca por atendimento presencial em alguma unidade. 

Até a semana passada, 45.383 pacientes foram acompanhados após interações. Deste total, 15.117 foram reencaminhados aos serviços de saúde por conta de sinais de alarme provocados pela doença, hidratação inadequada ou em virtude das duas situações.

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