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Saúde Digital: Campinas programa atendimento multidisciplinar em todos os CSs e grupo de tabagismo

Com objetivo de qualificar e ampliar o acesso da população aos serviços da área de atenção básica da Saúde, Campinas prevê disponibilizar o atendimento multidisciplinar pela Saúde Digital nos 67 centros de saúde (CS) até o início de 2024. Além disso, a plataforma contará com um dos grupos de tabagismo já formados e atuantes na cidade.

As teleconsultas estão disponíveis em todas as unidades básicas, e 40 unidades já utilizam a Saúde Digital em diversas áreas, com equipes de Saúde da Família. Entre essas ofertas estão: atendimento às condições crônicas como hipertensão e diabetes, ao binômio mãe-bebê, tratamento supervisionado de tuberculose e demandas da saúde da mulher.

Campinas registrou 13 mil atendimentos pelo serviço de Saúde Digital de março a outubro, sendo que o serviço é oferecido em todos os CSs desde julho. Neste caso, o total inclui as teleconsultas, quando um paciente faz consulta com médico do Hospital Mário Gatti; e teleinterconsultas, quando profissionais dos centros trocam informações com especialistas de policlínicas para otimizar assistência em casos de cardiologia, cardiopediatria, endocrinologia, endocrinopediatria, gastroenterologia, proctologia e urologia.

Clique no link e veja o perfil da Saúde Digital em sete meses: https://portal.campinas.sp.gov.br/noticia/50794

Quais os benefícios?

Segundo ela, a escolha pelo atendimento via Saúde Digital pode ser feita pelo próprio paciente ou orientado pela unidade de saúde, conforme demanda própria. “A unidade, avaliando pacientes crônicos como hipertensos e diabéticos, dependendo da classificação de risco através do monitoramento, pode entrar em contato com o paciente e ofertar a consulta.”

Nos casos que envolvem mães e bebês recém-nascidos, explicou, a oferta de assistência tem ocorrido da forma mais precoce possível para avaliação de risco. “A unidade, sabendo que a criança nasceu, já efetiva esse atendimento”, destacou Rejane.

Ela também explicou sobre a possibilidade do tratamento supervisionado de tuberculose poder ser realizado em casos selecionados através da plataforma de Saúde Digital para garantir mais comodidade ao paciente. Antes, ele era somente presencial. “O primeiro atendimento é sempre na unidade, com instituição de diagnóstico e tratamento. Mas a Saúde Digital é uma alternativa que pode trazer maior adesão ao tratamento”, ponderou.

Como é o atendimento?

O paciente é acolhido pela equipe de Saúde da Família e, de acordo com a queixa e complexidade, ele pode receber a oferta de um atendimento via plataforma de Saúde Digital. A assistência pode ser pela enfermagem, médico ou equipe multidisciplinar. 

Caso o paciente esteja no perfil e aceite o atendimento virtual, ele recebe um comprovante com o horário do atendimento e, um pouco antes desta marcação, um link será enviado ao celular para que ele entre clique e entre na sala virtual do profissional.

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