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Saúde Digital chega a 100% dos centros de saúde de Campinas

Saúde Digital chega a 100% dos centros de saúde de Campinas

A Secretaria Municipal de Saúde ampliou mais uma vez o acesso à Saúde Digital em Campinas e todos os 66 centros de saúde estão disponibilizando o serviço desde esta semana, antecipando a previsão inicial de ampliação até o final deste ano. Até o momento, foram abertas 500 vagas semanais de teleconsultas.

Desde a implantação, no final de maio, foram feitas quatro ampliações no programa, que previa estar em todas as unidades de saúde até o final do ano. No período de testes (de 27 de março a 26 de julho), foram realizados 3.716 atendimentos, entre teleconsultas e teleinterconsultas.

De acordo com a diretora do Departamento de Ensino, Pesquisa e Saúde Digital, Marcelle Regina Silva Benetti, a ampliação das vagas e pontos de teleconsultas agiliza os atendimentos dos centros de saúde e evita que pessoas classificadas como baixo risco procurem as unidades de urgência e emergência (prontos-socorros e UPAs). “A população tem gostado muito e procurado cada vez mais pelo serviço, que fica dentro do território delas e evita um deslocamento maior”, afirmou. 

Um exemplo do serviço prestado na Saúde Digital em Campinas é o caso do empresário Luan Gil de Azevedo, de 32 anos, que passou pela teleconsulta em maio e recomenda a ferramenta para todas as pessoas. “Procurei o CS Aurélia porque estava com problema no olho. Passei pela triagem e me ofereceram a ferramenta on-line. Em menos de 1h eu passei pela consulta médica e tive o diagnóstico de conjuntivite. Ele me deu a receita virtual e eu fiz a compra do medicamento indicado. Fui muito bem atendido e resolvi meu problema”, afirmou.  

O aposentado Dorival Correia, de 68 anos, também aprovou a nova ferramenta. “O programa se apresentou eficaz, sem interferência, com diálogos claros e objetivos. Estou vibrando e acompanhando a implantação deste programa”, disse. Ele fez a teleconsulta em julho na estrutura do CS Aurélia.  

Como funciona

Na fase atual do atendimento da Saúde Digital, o paciente com queixa, avaliado como baixo risco, que não tem consulta agendada passa pela triagem do centro de saúde. Se for o caso de consulta médica, a enfermeira vai oferecer o serviço de teleconsulta. Se a pessoa aceitar, ela receberá um comprovante com o horário do atendimento online por whatsApp ou SMS. Um pouco antes do horário, um link será enviado para o celular do paciente. Daí, basta clicar e entrar na sala virtual do médico.

Futuramente, os pacientes poderão agendar as teleconsultas pelo site da Prefeitura, pelo aplicativo que está sendo desenvolvido ou pelo telefone 160.

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