Connect with us

Nossa Cidade

Saúde Digital de Campinas apresenta resultados de ações durante congresso em SP

Profissionais que atuam na Saúde Digital de Campinas realizaram nesta quinta-feira, 18 de abril, apresentações de três trabalhos aplicados no Município durante o 37º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, em Santos.

A abordagem explicou uma série de temas atrelados à implantação da Saúde Digital em Campinas: a ampliação  do acesso ao SUS, qualificação assistencial, otimização de recursos, capacitação e treinamento de profissionais, além de inovações sobre a área.

Segundo a diretora do Departamento de Ensino, Pesquisa e Saúde Digital (DEPS), Marcelle Regina Silva Benetti, também foram mencionados os resultados alcançados com o uso da modalidade de teleinterconsultas para aumento da resolutividade de casos que envolvem especialistas em cardiologia, endocrinologia, urologia, gastroentetologia, proctologia, hematologia, fonoaudiologia e equipe do Centro de Referência ao Idoso. 

“A expectativa é a ampliação das atividades para outras especialidades até o segundo semestre”, destacou a diretora do Departamento de Ensino, Pesquisa e Saúde Digital, Marcelle Regina Silva Benetti. Ela foi acompanhada no evento pela médica Thaís Leitão, coordenadora da Saúde Digital, e por Regis Henrique de Oliveira, integrante da equipe da Saúde Digital.

Como funciona?

A telessaúde é sempre indicada após o usuário do SUS Municipal receber uma avaliação prévia feita por um profissional de saúde na unidade básica de referência. Caso ele aceite, há duas formas de acesso aos serviços:

1) Modalidade de teleconsulta: o paciente pode receber um atendimento diretamente com o médico por meio da videochamada, utilizando o computador ou celular próprio, ou infraestrutura de uma unidade de saúde. Neste momento ela pode ser realizada com médicos clínicos gerais da Rede Mário Gatti ou também médicos de outras unidades que são especialistas em dermatologia, reumatologia, gastroenterologia e neurologia.

2) Modalidade de teleinterconsulta: quando o médico da unidade de saúde percebe a necessidade do apoio, suporte e avaliação conjunta com um outro profissional especialista, ele pode, através do uso da plataforma de telessaúde, fazer uma solicitação na especialidade. Profissionais das Policlínicas e outros parceiros do Município otimizam esta assistência quando atendem aos chamados para fazer orientações, indicações de exames e outras condutas para o médico da família do paciente.

Estatísticas

Campinas teve 9.503 atendimentos pela Saúde Digital de janeiro a março. O total inclui 7.014 teleconsultas, e o restante é referente às teleinterconsultas.

Este recurso foi implementado pela Administração em março de 2023. Desde então, a Saúde Digital atendeu 28.844 e, deste total, 18.356 foram teleconsultas. O resultado mostra o avanço para a consolidação do serviço de assistência médica on-line para atender à população e ainda ampliar a oferta e qualificação do SUS Municipal.

Do total de teleconsultas feitas desde o ano passado, 687 pacientes foram encaminhados para um pronto-socorro. O resultado significa que, na prática, somente 3,74% das consultas exigiram conversão para um atendimento desta forma.

Sair da versão mobile