Nossa Cidade
Saúde e CEASA vacinam carregadores e colaboradores do ISA contra a Covid
A Secretaria de Saúde de Campinas e a Ceasa – Centrais de Abastecimento de Campinas S.A. realizam nesta quinta-feira, dia 24 de junho, a vacinação dos carregadores da empresa, e também dos colaboradores do Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA), ONG que funciona dentro do entreposto.
Serão vacinadas 170 pessoas ao longo do dia, sendo 155 carregadores e 15 profissionais do ISA. Parte dos funcionários dos dois grupos já havia sido vacinada anteriormente por categoria profissional, idade ou comorbidades.
A escolha dos dois grupos para vacinação foi feita com base na exposição ao risco ao qual estão submetidos. No caso dos carregadores, são trabalhadores que realizam a movimentação de hortifruti e flores dos permissionários até a plataforma de logística, local onde ocorre o contato com os consumidores, que vêm de mais de 500 municípios.
A seleção dos trabalhadores do ISA se deu pela atividade em área social, já que são eles que fazem arrecadação dos produtos na Ceasa e distribuição no próprio Instituto e bairros pela cidade. É uma atividade que não pode parar, justamente por conta do aumento da vulnerabilidade social pela pandemia de Covid-19, e que envolve alta exposição e contato com muitas pessoas.
Segundo o presidente da Ceasa, Valter Greve, a empresa se preocupa com a preservação da saúde dos trabalhadores da Ceasa, não só pelo cuidado individual, mas para que os alimentos que circulam em mais de 500 municípios cheguem com a máxima segurança possível na mesa dos consumidores. “Destacamos, ainda, a importância da vacinação dos colaboradores do ISA, ONG dos permissionários que tem grande importância nas políticas de segurança alimentar do município. A vacinação de hoje representa uma conquista importante para a Ceasa e é motivo de imensa alegria para todos nós. Agradecemos à equipe da Ceasa, à ASSOCEASA, ao ISA, e especialmente ao gabinete do prefeito e à Secretaria de Saúde, que nos ajudaram a tornar essa ação possível”, enfatizou.
A vacinação está sendo realizada no ambulatório da Ceasa, o que facilita o deslocamento dos trabalhadores, e ocorre em parceria com a Vigilância em Saúde Norte. A ação acontece somente hoje, mas caso algum trabalhador não esteja presente, a vacinação será feita pelo Centro de Saúde de referência, com autorização da Ceasa.