Connect with us

Nossa Cidade

Saúde e Rede Mário Gatti participam do II Simpósio da Linha de Cuidado de AVC na Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) sediou nesta quinta-feira, 26 de outubro, o II Simpósio da Linha de Cuidado de AVC de Campinas. 

O evento contou com especialistas de diversas instituições, como a Unicamp, Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar, Secretaria de Saúde, PUC e outros. 

“Este simpósio é de suma importância para divulgação do que é essa doença e como reconhecer precocemente os sintomas para, com isso, tentar evitar mortes e sequelas. O evento, que orientou e padronizou condutas, é de grande relevância para a Saúde Pública”, disse o presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni.

Foram debatidos os temas “A experiência do paciente”, “Etiologia”, “É possível prevenir o AVC?”, “Tive um AVC e agora?”, “Unidade do AVC”, “Reabilitação Intrahospitalar” e “Experiência de um paciente recuperado”.

AVC

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo e correspondem a cerca de 26% dos óbitos. Entre elas, está o AVC, que depois do infarto de miocárdio é o que mais mata.

Atualmente, cerca de 650 pessoas morrem por ano em consequência de AVC em Campinas. 

Semana de Prevenção

Até o próximo sábado, dia 28, a Secretaria de Saúde promove a Semana de Prevenção do AVC. Desde a última segunda-feira, dia 23, o tema está sendo reforçado nas redes sociais, nos relógios digitais instalados nas ruas de Campinas e em vídeos educativos no canal do YouTube do Departamento de Ensino, Pesquisa e Saúde Digital. Na quarta-feira, dia 25, houve uma atividade de prevenção no CS São Cristóvão. Todas as ações foram articuladas pela Pasta, em conjunto com a Secretaria de Comunicação e o vereador major Jaime.

O objetivo é chamar a atenção da população sobre a importância de adotar costumes saudáveis.

Sair da versão mobile