Nossa Cidade
Saúde lança Campanha Nacional de Multivacinação; veja onde e como receber doses
A Secretaria de Saúde de Campinas lançou na manhã desta quarta-feira, 27 de setembro, a Campanha Nacional de Multivacinação. O objetivo da ação é atualizar as cadernetas de vacinação das crianças e adolescentes de até 14 anos.
Onde e como receber as doses?
A programação começa neste sábado, 30 de setembro, e deve ser finalizada em 31 de outubro.
As doses estão disponíveis nos 67 centros de saúde (CSs). Confira aqui endereços e horários.
Vai ter Dia D?
A Secretaria de Saúde programou o Dia D da campanha para 7 de outubro, das 8h às 17h. Neste dia, todos os CSs da cidade permanecem abertos neste período para realizar a vacinação.
Ação inédita inclui ônibus de graça
A campanha em Campinas inclui ações inéditas a gratuidade na passagem de ônibus para a criança ou adolescente e um acompanhante somente no Dia D da campanha, mediante apresentação da caderneta de vacinação. Além disso, a parceria entre as secretarias de Saúde e Transportes definiu que haverá imunização do público-alvo em cinco terminais de ônibus.
“Campinas dá um exemplo para outras cidades do país com o esforço para a vacinação. É hora de reafirmar a importância da vacinação”, destacou o prefeito, Dário Saadi.
A vacinação nos terminais de ônibus será no período entre 16 e 20 de outubro:
– Barão Geraldo, Campo Grande e Padre Anchieta: das 6h às 9h e das 16h às 19h;
– Central e Ouro Verde: das 16h às 19h
Dia de shopping é dia de vacina
A campanha também vai imunizar crianças e adolescentes em salas de três shoppings da cidade. As datas serão definidas, mas os estabelecimentos que participam da iniciativa são o Campinas Shopping, Parque D. Pedro e Parque das Bandeiras.
Parcerias com a Educação
Com objetivo de atualizar o maior número possível de cadernetas, as secretarias de Saúde e de Educação também definiram uma série de medidas para o mês de outubro.
As doses ainda serão aplicadas em 134 escolas públicas de educação infantil e ensino fundamental no período da campanha. Neste caso, as datas também serão definidas.
A ação conjunta das patas ainda prevê ações educativas sobre a importância da vacina, publicações de incentivo em redes sociais e ônibus do transporte público de Campinas, além do uso de banners e cartazes em centros de saúde, e um novo site sobre vacinas na cidade.
O secretário de Saúde, Lair Zambon, fez um apelo para que pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes tenham cuidados com a atualização das cadernetas de vacinação. “A vacina salva vidas e melhora o sistema imunológico. São extremamente seguras”, frisou.
A orientação foi reforçada pela diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas, Andrea Von Zuben. “Cada vacina importa”, ressaltou, ao incentivar a vacinação e ao lembrar que a preocupação com medidas para prevenção de doenças não deve ser restrita ao período de campanha.