Connect with us

Nossa Cidade

Saúde oferece curso EaD para servidores sobre combate ao mosquito Aedes aegypti

A Secretaria de Saúde de Campinas oferece um curso na modalidade ensino a distância (EaD) sobre prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, para os servidores da Prefeitura que atuam nas administrações direta e indireta. 

As inscrições foram abertas nesta quarta-feira, 3 de abril. Os interessados precisam preencher formulário on-line com nome, matrícula, local de trabalho, cargo/função e e-mail institucional. O acesso está disponível no link: forms.gle/xxdsa1JS2pJKVrT4A

A iniciativa educacional foi preparada pelo Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) em meio ao conjunto de medidas tomadas pelo governo para enfrentamento à epidemia de dengue. Campinas está em situação de emergência pública e no período entre 1º de janeiro e esta quarta-feira, 3 de abril, registrou 38.450 casos e oito mortes pela doença.

Após uma etapa de ambientação na plataforma, os inscritos poderão iniciar as atividades do curso. O conteúdo conta com temas como introdução às arboviroses, hábitos do mosquito transmissor, uso adequado de inseticidas e repelentes, medidas de controle de criadouros e impacto das arboviroses para a sociedade. Com isso, o objetivo da Secretaria de Saúde é permitir que os participantes apliquem os conhecimentos na prática e sejam multiplicadores dos conhecimentos junto aos colegas de trabalho e familiares.

O curso tem 20 horas e faz parte do “Compromisso Prefeitura Municipal de Campinas contra as Arboviroses”, uma vez que o Aedes também é vetor de doenças como zika e chikungunya. Ele reúne orientações essenciais para combate ao mosquito em diferentes áreas, incluindo residências, escolas, locais de trabalho e espaços públicos.

“A expectativa é que ao final do curso os profissionais estejam preparados para reconhecer os principais criadouros do Aedes aegypti, implementar medidas preventivas em suas comunidades e contribuir para reduzir o risco de transmissão das arboviroses”, destacou a diretora do Devisa, Andrea von Zuben.

Como acessar?

O curso será desenvolvido na modalidade EaD, na Plataforma Moodle, em parceria com o Departamento de Ensino, Pesquisa e Saúde Digital, da Secretaria de Saúde e Escola de Governo do Servidor – EGDS, da Secretaria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas.

“A meta é que 100% dos servidores da administração direta e indireta participem do curso. Em dois meses é possível concluir com tranquilidade o curso”, explicou a enfermeira do Devisa Alóide Ladeia Guimarães.

Comitê de prevenção

A Prefeitura conta com um comitê de prevenção e controle de arboviroses desde 2015, que em 2023 passou a se chamar Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses e Zoonoses. Ele reúne 14 secretarias: Governo; Saúde; Educação; Serviços Públicos, Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade; Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; Administração; Comunicação; Trabalho e Renda; Esportes e Lazer; Cultura e Turismo; Habitação; Relações Institucionais, e Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. Também participam Defesa Civil, Serviço 156, Rede Mário Gatti, Setec e Sanasa. No comitê é discutida a situação epidemiológica da cidade e, com isso, são desencadeadas as ações intersetoriais e apoio para as ações da Secretaria de Saúde. Mais informações estão no site: dengue.campinas.sp.gov.br.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com