Connect with us

Nossa Cidade

Saúde realiza ação especial para orientar prevenção ao AVC nesta terça-feira, 29 de outubro

A Secretaria de Saúde realiza nesta terça-feira, 29 de outubro, uma ação especial para marcar o Dia Mundial do AVC (acidente vascular cerebral) no saguão do Paço Municipal. Equipes recebem a população para um trabalho de rastreamento sobre risco da doença por meio de uma análise breve sobre as condições gerais de saúde, incluindo hábitos, histórico familiar, adesão e tratamento de doenças crônicas, além de qualidade de vida.

A avaliação é gratuita, ocorre das 8h às 12h e não há necessidade de inscrição. Ela integra uma programação especial que vai até quinta, 31, e foi desenvolvida pela Pasta em parceria com a Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas para destacar a importância do envelhecimento saudável durante a Semana Municipal de Prevenção ao AVC.

“O envelhecimento ativo é um conceito que promove a saúde, a participação e a segurança das pessoas idosas, permitindo que elas vivam de forma plena e independente. Envolve a manutenção da saúde física, mental e espiritual, a promoção de atividades sociais e a inclusão na comunidade. O objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas, incentivando a autonomia, o engajamento e o acesso a recursos que favoreçam um envelhecimento saudável, ativo e sustentável, por meio de ações intersetoriais”, afirmou a coordenadora de Saúde do Adulto e Idoso, Camila Monteiro Gonçalves Dias Silva. A Semana Municipal de Prevenção ao AVC foi instituída por meio de lei municipal em 2012.

Estatísticas do AVC

Em 2023, Campinas registrou 548 mortes por AVC, o equivalente a 6,3% do total. De acordo com a Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares, um em cada quatro brasileiros enfrentará um AVC em algum momento da vida.

O acidente pode ser hemorrágico ou isquêmico, sendo que o primeiro ocorre quando vasos que levam o sangue ao cérebro se rompem e causam hemorragia. O segundo, responsável por 85% dos casos, interrompe, parcial ou totalmente, o fluxo de sangue no cérebro. 

A possibilidade de recuperação completa depende da agilidade no diagnóstico e tratamento: o paciente que tem o AVC mais comum e recebe tratamento em até 4h30 após os sintomas têm 30% mais chances de alcançar bons resultados para a recuperação.

Em junho deste ano, a Secretaria de Saúde lançou uma Linha de Cuidado em AVC com objetivo de otimizar a assistência aos pacientes por meio de maior integração entre os serviços do SUS Municipal que visam prevenção, tratamento e reabilitação. O documento foi elaborado em parceria com a Rede Mário Gatti, Unicamp e PUC-Campinas.

A Pasta tem promovido uma série de ações intersetoriais com objetivo de garantir prevenção à doença, uma vez que 90% dos fatores de risco podem ser evitáveis: hipertensão arterial, diabetes mellitus, doenças cardíacas, colesterol elevado, ingestão de bebidas alcoólicas, tabagismo, sedentarismo e obesidade. Na lista de iniciativas estão capacitações de equipes sobre envelhecimento da população, fortalecimento dos grupos 

Programação especial

A lista de atividades previstas para a Semana Municipal de Prevenção ao AVC reúne práticas que exigem inscrição online e outras por livre demanda.

Livre demanda (sem inscrição)
 

  • rastreamento do risco para AVC – ocorre nesta terça, 29, das 8h às 12h, e consiste em breve análise de condições gerais da saúde do adulto, como hábitos, histórico familiar, adesão e tratamento de doenças crônicas, e qualidade de vida;

 

  • lian gong (ginástica terapêutica e preventiva) – a prática ocorre nesta terça, 29, e estão previstas três turmas: às 8h45, às 9h30 e às 10h15;

 

  • auriculoterapia – marcada para quarta, 30, das 8h às 12h;

 

  • orientações sobre prevenção de quedas e envelhecimento saudável – ocorre quarta, 30, das 8h às 12h;

 

  • movimento vital expressivo (prática corporal realizada em grupo) – programada para quarta, 30, às 10h.

Atividades que exigem inscrição
 

  • oficina de memória (jogos e ferramentas para estimular memórias e funções cognitivas) – ocorre nesta terça, 29, das 9h às 11h;

 

  • reiki – prática programada para esta terça, 29, das 8h às 12h;

 

  • alongamento dirigido (online) – ocorre quarta, 30, estão previstas duas turmas: às 9h e às 10h30;

 

  • alongamento dirigido (presencial) – programado para quinta, 31, também com duas turmas: às 9h e às 10h30.

As inscrições devem ser realizadas pelo link: http://bit.ly/4f7Hwrp

Serviço

Dúvidas e mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (19) 2515-7172 e e-mail: qtv@campinas.sp.gov.br.

Políticas públicas para idosos

A população idosa em Campinas é de 209,3 mil pessoas, o equivalente a 18,4% do total. O percentual está acima da média brasileira, de 10,9%. A expectativa de vida no Município é de 76,9 anos, enquanto o indicador médio verificado para o País é de 75,5 anos.

A Prefeitura desenvolve uma série de políticas públicas para a promoção do bem-estar da população idosa. Há 68 centros de saúde que dispõem de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) e diversas atividades grupais voltadas às pessoas idosas; sete centros de convivência (CECOs) da rede de atenção psicossocial que contam com equipes interdisciplinares e oferecem aulas de artesanato, pintura, música e dança, com destaque para o Centro de Vivência do Idoso (CVI) e 500 academias ao ar livre – estas não são exclusivas para pessoas com 60 anos ou mais, porém, elas são os principais usuários. 

Também há espaços como o Centro Dia da Pessoa Idosa (CDI), instituições de longa permanência de idosos (ILPIs), Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), atendimento em domicílio para pessoas com deficiência (PCDs) e idosas e o Centro de Referência à Saúde do Idoso (CRI) e Academia de Saúde.

Sair da versão mobile