Nossa Cidade
Secretaria de Cultura lamenta morte de “Mãezinha”
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo lamenta o falecimento da Evanir Rodrigues, Iyá Iberecy ou simplesmente “Mãezinha”, como era chamada carinhosamente por todos. Ela faleceu nesta terça-feira, 21 de setembro.
Mãezinha Iberecy nasceu em Campinas, na região da Vila Nova, em agosto de 1950 e orgulhava-se de sua história no meio artístico, sobretudo na música. Foi uma excelente cantora e compositora de lindas e mágicas canções. Compôs um dos hinos da Ponte Preta, onde seu pai, Waldemar Rodrigues, foi jogador profissional.
Seu axé e orientação foi responsável e braço forte para a criação do Ponto de Cultura e Memória IBAÔ, que fica na rua Ema, na Vila Padre Manoel de Nóbrega. IBAÔ é entidade que atua na preservação e disseminação das culturas de matrizes africanas, território cultural reconhecido mundialmente que tem às frente o Mestre David, Xicarangoma de seu axé.
Contribuiu durante décadas com a cultura de Campinas, em época de Carnaval seu Ylê (casa de candomblé) fechava pra sediar a escola de samba Renascença e se transformar no barracão que produzia os figurinos, campeã de vários carnavais. Ela mesma fazia questão de compor os sambas enredos. Tinha na caridade uma de suas principais características.