Nossa Cidade
Secretaria de Esportes de Campinas homenageia 100 anos do goleiro Barbosa
A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer não poderia deixar de celebrar o aniversário de 100 anos do vitorioso goleiro Moacir Barbosa, neste sábado, dia 27 de março, se estivesse vivo. Barbosa nasceu em Campinas no dia 27 de março de 1921, onde viveu até os seus 10 anos de idade.
O Secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin, ressalta a importância de se preservar a memória histórica. “Valorizar o passado é lembrar e manter seus legados”, frisa Vanin.
Barbosa foi um dos melhores goleiros do Brasil, titular na Copa do Mundo de 1950, multicampeão pelo Vasco da Gama e tricampeão pela Seleção Brasileira. Barbosa jogou 20 partidas pela Seleção, foram 14 vitórias, dois empates e quatro derrotas.
O atleta foi um goleiro rápido e elástico, dotado de excelente senso de posicionamento, que jamais teve medo de mergulhar nos pés dos adversários.
Apesar de ser considerado um dos melhores goleiros de sua época, Barbosa ficou por muito tempo lembrado por sua participação na derrota da Seleção na final da Copa do Mundo contra o Uruguai em 1950, conhecida como Maracanazo. Na época, o goleiro foi bastante criticado após ter falhado em uma defesa aos 47 minutos do segundo tempo, o que custou o título da Seleção Brasileira.
Após a Copa do Mundo, ele retornou ao Vasco da Gama, ovacionado por ser uma referência na história do time.
Barbosa morreu em sua casa no dia 7 de abril de 2000, aos 79 anos, na cidade de Praia Grande (SP), vitima de uma parada cardiorrespiratória após complicações de um AVC.