Connect with us

Nossa Cidade

Secretaria de Finanças disponibiliza whatsapp para atender os contribuintes

Os contribuintes agora contam com mais uma ferramenta de comunicação com a Secretaria de Finanças de Campinas. Quem tiver dúvidas sobre assuntos tributários pode entrar em contato com a Prefeitura pelo whatsapp 19 99441-4730.

A comunicação pela plataforma de mensagens é confiável e segura. O número utilizado pela Administração Municipal contém o selo verificado pelo whatsapp (ícone verde com um tique) que fornece a garantia de ser uma conta autêntica

O serviço está disponível 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana, com atendimento eletrônico. Já a conversa com algum profissional da equipe continua sendo uma opção durante a semana, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

A ferramenta é um complemento ao chatbot que já estava disponível no site da secretaria de Finanças e tem cerca de 250 acessos por dia. Desde que entrou em operação, já foram mais de 50 mil atendimentos.

O objetivo dessas ferramentas é disponibilizar aos contribuintes, de forma rápida e dinâmica, os serviços e as informações sobre os tributos municipais.

“Estamos buscando aperfeiçoar nossos serviços, ampliando os canais de atendimento e de comunicação com os contribuintes. Ferramentas como o chatbot e o whatsapp são importantes neste processo, porque garantem novas formas de atendimento a qualquer momento e sem sair de casa”, disse o secretário de Finanças, Aurílio Caiado. “Muitos contribuintes não conseguem resolver questões sobre seus impostos no horário comercial. É importante ter esse tipo de atendimento”, completou.

No chatbot, os contribuintes têm uma série de serviços com respostas automáticas, mas têm, também, a possibilidade de falar com um atendente, caso não tenha tido sua questão resolvida.

De acordo com o Departamento de Cobrança e Controle de Arrecadação (DCCA), os serviços mais acessados pelo chatbot são o demonstrativo de débitos e a emissão de guias de IPTU. As principais dúvidas dos contribuintes que solicitam conversa com um humano são referentes ao ISSQN e informações sobre débitos existentes.

O chatbot e o atendimento pelo whatsapp podem ser acessados pela página da Secretaria de Finanças (https://portal.campinas.sp.gov.br/servico/chat-secretaria-de-financas) ou diretamente pelo telefone 19 99441-4730.

Pelo chatbot, os contribuintes têm informações sobre IPTU, ISSQN, TFA, Demonstrativo de Débito, guia de pagamento de IPTU, Taxa de Lixo, certidões, entre outros.

Outras formas de atendimento

A Secretaria de Finanças também disponibiliza outras formas de atendimento ao contribuinte: Porta Aberta (Paço Municipal e postos do Agiliza Campinas), telefone (19 3755-600), e-mail (sac@campinas.sp.gov.br).

Outro canal, no caso do ISSQN, é o SIAC, disponível para assuntos relacionados à Nota Fiscal de Serviços Eletrônica de Campinas – NFSe Campinas, alteração/abertura/encerramento de inscrição mobiliária de pessoa jurídica (DIC de Pessoa Jurídica) e DIC de Obra (pessoa física ou jurídica). O endereço de acesso é o https://issdigital.campinas.sp.gov.br/atendimento/.

Sair da versão mobile