Nossa Cidade
Secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas participa de evento da Unesco
A secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira, participa, nesta quinta-feira, 30 de novembro, do Fórum Global contra o Racismo e Discriminação da Unesco. O evento, que está sendo realizado em São Paulo, conta com a participação de especialistas brasileiros e internacionais.
Além de participar de uma das mesas sobre equidade de gênero, ela também foi convidada para o lançamento de um relatório que trata da do aumento da participação dos jovens na governação urbana por meio dos conselhos municipais da juventude.
“Fiquei muito feliz com o convite de prestigiar o lançamento deste relatório, com o qual tive o prazer de contribuir na fase de construção, em 2019. Debater temas como juventude, racismo, discriminação e participação popular com especialistas reconhecidos mundialmente é muito gratificante”, disse a secretária.
Ainda de acordo com Eliane Jocelaine, os painéis do evento trazem debates importantes. “O primeiro painel foi com ministros de vários países. Isso mostra como o tema do racismo é global e deve ser enfrentado por todos. Nesta quinta-feira, por exemplo, haverá uma mesa que vai abordar a participação e responsabilidade dos municípios. É urgente combater o racismo e todo tipo de discriminação”, completou.
Confira a programação do Fórum no https://www.unesco.org/pt/forum-against-racism-discrimination/programme?hub=70937.
Campinas
Dentro desta temática, Campinas tem desenvolvido diversas ações. Após implantar a Lei de Cotas, que está sendo aplicada nos concursos e processos seletivos da Prefeitura, nesta quinta-feira, 30 de novembro, será lançado o Programa de Desenvolvimento de Lideranças Negras na Gestão.
“A Lei de Cotas é um grande passo, mas não é o único. Não basta melhorar o acesso de pretos e pardos ao serviço público é preciso garantir que todos tenham a oportunidade, em condições mais equânimes, ao exercício da liderança e ocupação de espaços de decisão”, explicou Eliane Jocelaine.
A implantação da Comissão de Heteroidentificação para concursos e processos seletivos e do Comitê de Assédio Moral, além da criação do Guia de Terminologia são outros exemplos do trabalho que a Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas está desenvolvendo na área de políticas afirmativas.