Nossa Cidade
Secretaria de Habitação beneficia 1.489 mil famílias com Auxílio Moradia
A casa da diarista Maria Rosa Rodrigues Dias dos Santos tem piso, pintura nas parede, quarto, sala, cozinha e banheiro. A mudança é recente, porque antes ela vivia com a família em um cômodo e um banheiro, sem revestimento e acabamento, sem piso, apenas com tijolo.
“Agora tenho mais orgulho de receber a família e amigos, melhorou muito”, afirma Maria Rosa.
A família dela é uma 1.500 beneficidas pelo Auxílio Moradia, uma das modalidades de atendimento habitacional provisório em vigência no município de Campinas e também uma das ferramentas da Secretaria de Habitação (Sehab) no combate ao deficit habitacional na cidade.
Apenas no ano de 2023 foram destinados R$ 10.286.210 milhões para o atendimento dessas famílias. Regido pela Lei 13.197 de 2007, o benefício consiste em um auxílio mensal de R$ 605 para complementar a renda familiar e contribuir para despesas relacionadas a moradia. O programa não tem limite de tempo e permanece valendo até que a pessoa seja contemplada por uma unidade habitacional.
Famílias beneficiárias
A Maria Rosa morava em uma área de invasão no limite da Rodovia Miguel Melhado e teve que deixar o local por causa do processo de duplicação da via. Portanto, ela se encaixava nos critérios estabelecidos pela legislação
As famílias beneficiárias do Auxílio Moradia são aquelas impactadas por remoções de moradias por residirem em área de risco (para preservar a vida destes moradores); por ser um local onde ocorrerá uma obra (para atender à população de maneira geral) e devido o risco na estrutra do imóvel, após laudo feito pela Defesa Civil.
A Prefeitura tem ampliado a produção de unidades habitacionais na cidade visando a acesso à moradia para atender as demandas habitacionais para aquelas famílias atualmente amparadas pelo auxílio aluguel.