Nossa Cidade
Secretaria de Habitação representa Campinas em Seminário Internacional
O secretário de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), Samuel Rossilho, é um dos palestrantes no Seminário Internacional Brasil Mais Simples, evento sobre Regularização Fundiária organizado pelo Jornal O Globo em parceria com o Sebrae e que será realizado, nesta terça-feira, 18 de setembro, das 9h às 13h, no Rio de Janeiro.
Rossilho vai representar a Prefeitura de Campinas e ainda vai falar em nome da Frente Nacional de Prefeitos(FNP), que tem como presidente o prefeito de Campinas Jonas Donizette.
A legalização de moradias e de pequenos negócios informais nas comunidades brasileiras é o tema principal do seminário que contará também com a presença do economista peruano Hernando de Soto Polar, referência internacional na temática da Regularização Fundiária, autor do best-seller “O Mistério do Capital” e presidente do Instituto del Libertad y Democracia, considerado um dos institutos mais importantes do mundo pela revista The Economist.
Segundo o secretário, Campinas entendeu essa demanda e saiu na frente com o processo de Regularização Fundiária. “Quando assumi a Secretaria de Habitação, o prefeito Jonas Donizette pediu nosso empenho no sentido de regularizar o maior número de possível de propriedades. Nós fizemos um diagnóstico rápido e nunca conseguimos entender porque administrações anteriores nunca enfrentaram essa realidade. Minha equipe encarou o desafio e nossa meta é entregar 20 mil escrituras até o final de 2020. Entendemos que a Regularização Fundiária é um processo irreversível porque é uma possibilidade real de desenvolvimento econômico para as cidades. Mais que isso, é um programa efetivo que vai dar dignidade às famílias que poderão, depois de anos de espera, ter em mãos o documento de posse do terreno onde vivem”, afirmou Rossilho.
Evento
Para debater os desafios e oportunidades da Regularização Fundiária Urbana, o seminário, mediado pelo jornalista Roberto D´Avila, terá, além de Samuel Rossilho, a participação de Francisco Filomeno de Abreu Neto, gerente do Departamento de Assuntos Fundiários Urbanos do Ministério das Cidades; Paulo Antunes de Siqueira, Vice-Presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal; Luiz Cláudio Vieira, Diretor de Regularização Fundiária – ITERJ; Marcelo Neri, Diretor da FGV Social – FGV/RJ; Renato Góes, advogado e consultor especialista em Regularização Fundiária Urbana – SECOVI/SP e Jailson de Souza – Observatório de Favelas. A organização espera a presença de aproximadamente 10 mil empreendedores.
Programação
9h Abertura
9h30 – 10h45 Desafios e oportunidades da Regularização Fundiária Urbana
Mediador: Roberto D’Avila
Palestrantes:
Francisco Filomeno de Abreu Neto – Gerente do Departamento de Assuntos Fundiários Urbanos – Ministério das Cidades
Paulo Antunes de Siqueira – Vice-Presidente de Habitação – Caixa Econômica Federal
Luiz Cláudio Vieira – Diretor de Regularização Fundiária – ITERJ
Samuel Rossilho – Secretário de Habitação – Prefeitura de Campinas /SP
Marcelo Neri – Diretor da FGV Social – FGV/RJ
Renato Góes – Advogado e consultor especialista em Regularização Fundiária Urbana – SECOVI/SP
Jailson de Souza – Observatório de Favelas
10h45 – 12h05 Palestra Regularização Fundiária e Desenvolvimento Econômico
Palestrante: Hernando de Soto – economista peruano, reconhecido pela revista Time como um dos 5 líderes inovadores do século e pela Forbes como um dos 15 líderes que irá “inventar o futuro”.
12h05-12h30 Lançamento Projeto Comunidade faz Negócio
Participação Roberto Medina – Rock’in Rio
SERVIÇO –
Seminário Regularização Fundiária
Data: Terça-feira, 18 de setembro de 2018
Horário: Das 9h às 13h
Local: Auditório jornal O Globo – Rua Marques de Pombal, 25, Cidade Nova, Rio de Janeiro
Com informações da www.anf.org.br.