Nossa Cidade
Secretaria de Saúde de Campinas promove Semana de Prevenção do AVC
A Secretaria de Saúde de Campinas promove a partir de segunda-feira, 23 de outubro, a Semana de Prevenção do Acidente Vascular Cerebral, popularmente conhecido como derrame. Até o próximo dia 28, o tema será reforçado nas redes sociais, nos relógios digitais instalados nas ruas de Campinas, em vídeos educativos no canal do YouTube do Departamento de Ensino, Pesquisa e Saúde Digital e em uma ação de conscientização da importância de hábitos saudáveis para evitar o acidente vascular cerebral.
O objetivo é chamar a atenção da população sobre a importância de adotar costumes saudáveis.
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo e correspondem a cerca de 26% dos óbitos. Entre elas, está o AVC, que depois do infarto de miocárdio é o que mais mata. Em Campinas 5.731 moradores morreram em decorrência do AVC entre 2013 e 2022. As pessoas mais atingidas são as com 80 anos ou mais, que respondem por 43%.
O Acidente Vascular Cerebral pode ser hemorrágico ou isquêmico, sendo que o primeiro ocorre quando os vasos que levam o sangue ao cérebro se rompem e causam hemorragia. O segundo, que responde por 85% dos casos, interrompe, total ou parcialmente, o fluxo de sangue no cérebro. Quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento do AVC, mais chances a pessoa tem de se recuperar completamente.
Na próxima quarta-feira, 25 de outubro, das 9h às 10h, profissionais de saúde estarão no CS São Cristóvão para esclarecer dúvidas e dar orientações sobre prevenção do AVC. O evento é aberto à população. O CS São Cristóvão fica na Avenida Martinho Lutero, 121.
Sintomas
Os principais sinais de alerta para qualquer tipo de AVC são:
– Fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo;
– Confusão mental;
– Alteração da fala ou compreensão;
– Alteração na visão (em um ou ambos os olhos);
– Alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar;
– Dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente;
– Dificuldade para engolir
Em caso de aparecimento de pelo menos um desses sintomas, é imprescindível ligar para o Atendimento Médico de Urgência (Samu) por meio do telefone 192 ou para o Corpo de Bombeiros (telefone 193) ou ainda levar a pessoa imediatamente para um hospital ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Riscos
Entre os fatores de risco para o AVC estão a hipertensão, tabagismo, sedentarismo, histórico familiar, obesidade/sobrepeso, diabetes tipo 2, colesterol alto, idade avançada, má alimentação, uso excessivo de álcool, ser do sexo masculino, doenças cardiovasculares, especialmente as que produzem arritmias; entre outros.