Nossa Cidade
Secretaria de Saúde entrega mais de 300 computadores para Telessaúde
A Secretaria de Saúde de Campinas finalizou neste mês a entrega de mais de 300 computadores que serão usados na implantação da Telessaúde, prevista para entrar em funcionamento no primeiro quadrimestre deste ano.
De acordo com a diretora de Saúde, Sara Sgobin, as máquinas completam a informatização dos 67 centros de saúde e de duas policlínicas, além de qualificar os serviços com equipamentos novos e com mais recursos.
O projeto-piloto está previsto para começar em breve em 24 unidades. Entre elas estão as policlínicas 2 e 3 e os centros de saúde Ipaussurama, Capivari, Sousas, Paranapanema, São José, San Diego, Rosália, Anchieta, Figueira, São Cristóvão, Centro, Aurélia, Fernanda, entre outros.
A Telessaúde vai permitir o atendimento os pacientes de forma remota; ter maior integração dos profissionais dos vários serviços dos centros de saúde, especialidades e área hospitalar, além de promover a prevenção do agravamento de doenças crônicas.
“O recurso on-line já é uma realidade em muitos serviços. Ele não exclui o atendimento presencial, que será mantido, mas pode agilizar o diagnóstico e otimizar o tratamento”, disse a diretora de Saúde.
Em junho de 2022, a Pasta implantou a teletriagem em 12 unidades de saúde. No início deste ano, todos os centros de saúde foram contemplados com o serviço.