Sumaré
Secretaria de Saúde reforça importância de vacinação contra a gripe
Sumaré, 15 de junho de 2018.
A Vigilância Epidemiológica de Sumaré recebeu a confirmação do Instituto Adolfo Lutz de mais um óbito por gripe do tipo H1N1. É o segundo registrado este ano no Município, porém, o paciente contraiu o vírus em outro estado, tratando-se, portanto, de caso importado. Apesar disso, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da vacinação, que tem tido baixa adesão em nível nacional e foi prorrogada até a próxima sexta-feira, dia 22, aos grupos prioritários.
O morador – um homem de 31 anos – veio a óbito em 5 de maio. Seguindo o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde, assim que o paciente foi diagnosticado com quadro clínico compatível com a doença, a Vigilância Epidemiológica de Sumaré realizou uma investigação com as pessoas próximas a ele – como familiares e outras pessoas do seu convívio –, mas nenhuma delas apresentou sintomas. Até o momento, Sumaré tem 5 casos confirmados de H1N1, incluindo os dois óbitos.
“Reforçamos que não há motivos para pânico, mas também é importante que as pessoas que integram os grupos de risco procurem uma unidade de saúde para receber a vacina, que é uma das formas de prevenção mais eficientes. Também orientamos a todos os moradores que estejam atentos a cuidados simples no dia a dia que podem evitar o contágio e transmissão da gripe, como lavar as mãos frequentemente; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas; não compartilhar objetos de uso pessoal, entre outros”, disse o secretário municipal de Saúde, Rubens Gatti.
A vacina protege contra os três subtipos do vírus com maior incidência: H1N1, H3N2 e Influenza B. A campanha segue até dia 22 de junho e a meta é vacinar 90% do público alvo: idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, professores, pessoas com doenças crônicas e privadas de liberdade. Até o momento, um total de 37,2 mil pessoas compareceram aos postos de saúde, o que corresponde a 62% do público alvo.
A campanha é realizada nas 22 unidades de saúde de Sumaré e, para receber a dose, basta apresentar a Carteira de Vacinação ou documento de identificação. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.
Unidades de saúde
UNIDADES
ENDEREÇO
CIS NOVA VENEZA – UBS/SF
R: PARAIBA, 211 – JD. SÃO FRANCISCO
UBS/SFNAÇÕES/YPIRANGA
R: ALDO DE OLIVEIRA MULLER, 417 – NAÇÕES
PA NAÇÕES
R: ALDO DE OLIVEIRA MULLER, 417 – NAÇÕES
UBS/SF DENADAI
R: LUCIANA RAMOS AYALA, 553 – DENADAI
UBS/SF PICERNO
R: DA SAÚDE S/ N° – PICERNO
UBS/SF VASCONCELOS
R: JOÃO DE VASCONCELOS,777 – VASCONCELOS
UBS/SF ANGELO TOMAZIM
RUA GERVACINA ALVES FERREIRA,1450 – A.TOMAZIM
UBS/SF BANDEIRANTES
R: JOSIAS MACEDO NEVES, 15 BANDEIRANTES
UBS/SF CRUZEIRO
R: TRES, 311 CH ESTRELA DALVA
UBS/SF JD. DO TREVO
R: INACIO N. DE MOURA, Nº 226 – JD. DO TREVO
UBS/SF LUCÉLIA
R: ARGENTINA, S/Nº – JD LUCÉLIA
UBS/SF MARIA ANTONIA
R: OSWALDO VACARI, 685 – MARIA ANTONIA
UBS/SF NOVA TERRA
R: CARLOS ROGERIO FARIAS, 315
UBS/SF PQ EMILIA
AV. REBOUÇAS, 120 PQ EMÍLIA
UBS/SF SALERNO
RUA LINDÁRIO CONSTANTINO (ANTIGA 12), Nº 666, PQ. ITÁLIA
UBS/SF SÃO JUDAS
R: CIRCULAR S/N° – JD SÃO JUDAS TADEU
UBS/SF STA CLARA
AV. EMILIO BOSCO, 1.640 – JARDIM SANTA CLARA
UBS/SF VILA YOLANDA
R: VIRGINIA VIEL CPO DALLORTO, 21 – VILA YOLANDA
UBS/SF VIRGINIO BASSO – BORDON
R: ANTONIETA RAVAGNANI TANNER, 190 – PORTAL BORDON II
UBS/SF CENTRO – CSII
R: ANTONIO DO VALE MELO, 1510 – CENTRO
UBS/SF DALLORTO
R: PIRANCANJUBA, 95 – DALLORTO
UBS/SF PARAISO
R: EXPEDITO VIEIRA DAMASCENO, 50 JD PARAISO