Nossa Cidade
Secretaria de Saúde vacina 926 crianças em Dia D contra a poliomielite
A Secretaria de Saúde de Campinas vacinou 926 crianças neste sábado, 8 de junho, no Dia D de vacinação contra a poliomielite. O balanço é parcial. Os números finais do Dia D, assim como a atualização do total de crianças vacinadas desde o início da campanha, no dia 27 de maio, serão divulgados na segunda-feira, 10 de junho. O público-alvo da campanha são crianças até 4 anos de idade.
O objetivo da secretaria é imunizar ao menos 95% das crianças de um a quatro anos, grupo estimado em 57 mil pessoas. Para este grupo a vacinação é indiscriminada, ou seja, mesmo quem tem o esquema vacinal completo deve receber a dose oral. Na primeira semana de mobilização contra a pólio foram aplicadas 2.135 vacinas nesta faixa etária.
No Centro de Saúde DIC 1, moradores da região aproveitaram o sábado para levar as crianças à unidade. Ailton Pamplona levou o filho Pedro, de 3 anos, para tomar as gotinhas e afirma que a prevenção motiva a família para aplicar todas as vacinas. “A vacina é muito importante para a gente, para prevenir problemas futuros. As outras vacinas estão todas em dia, prevenção é fundamental”, afirma. Pietra, também de 3 anos, foi com a avó Cleonice José Viera para ser vacinada contra a pólio. A avó não abre mão dos cuidados com a criança. “A Pietra nunca deixou de tomar uma vacina. Nessa fase de desenvolvimento a criança precisa tomar vacina, principalmente porque vai à escola. A carteirinha dela está sempre atualizada”, conta.
A vacinação foi realizada em 14 centros de saúde, na Lagoa do Taquaral, em quatro shoppings, seis supermercados e em uma igreja para aumentar a adesão à campanha.
A campanha contra a poliomielite termina no dia 14 de junho e as doses estão disponíveis em todos os centros de saúde de Campinas.