Connect with us

Nossa Cidade

Secretaria do Clima passa por capacitação para trabalho com drone em planícies de inundações

A Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas), em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), promoveu no decorrer desta semana o treinamento de suas equipes para a realização de mapeamento das planícies de inundações com a utilização de drones.

 

A capacitação ocorreu entre os dias 10 e 14 de junho e contou com a participação de 16 servidores da Seclimas dos setores de Planejamento, Fiscalização e Licenciamento Ambiental. O treinamento foi realizado na região da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Anhumas e em trechos das várzeas do Rio Atibaia, na região do Vale das Garças e Piracambaia.

O curso teve por objetivo capacitar os servidores a identificar e a realizar, em campo, o mapeamento das planícies de inundação e várzeas, que são áreas protegidas por lei (artigo 190 da Lei Orgânica do Município e artigo 41 do Plano Diretor – Lei Complementar 189/18).

A Lei Orgânica do Município, através de artigo 190, considera as várzeas urbanas como Áreas de Proteção Permanentes (APP) e o Plano Diretor Municipal (artigo 41 – Lei Complementar 189/18), também reconhece essas áreas estratégicas para o desenvolvimento urbano ordenado e equilibrado.

Planícies de inundação e várzeas são considerados importantes elementos da natureza que têm a função de acomodação das águas nos períodos de cheias, proporcionando sintonia com o ciclo natural e sazonalidade dos volumes dos cursos de água. Representam também importantes corredores de fauna e fluxo gênico.

 

 

Sair da versão mobile