Connect with us

Nossa Cidade

Secretaria do Verde celebra Dia da Árvore e Dia Internacional da Paz nesta 5ª

O Dia da Árvore e o Dia Internacional da Paz, ambos celebrados em 21 de setembro, são o objeto da programação especial que será desenvolvida nesta quinta-feira de manhã, na Estação Ambiental de Joaquim Egídio, com a participação de moradores da comunidade, de estudantes da Escola Estadual Francisco Barreto Leme, da Associação Mata Ciliar, e de membros do Conselho Municipal da Cultura de Paz de Campinas (Compaz). O evento é uma iniciativa da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), por meio da Coordenadoria de Projetos e Educação Ambiental.

A programação vai das 9h às 12h com música ao vivo, semeadura, plantio, caminhada e diversas atividades de educação ambiental. A abertura do evento será feita pelo secretário da SVDS, Rogério Menezes.

“No Dia da Árvore, a gente se associa com parceiros que estão em busca de um mundo melhor. Simbolicamente, o Conselho da Paz e a Mata Ciliar são instituições que perseguem, agregam, buscam sensibilizar as pessoas para a necessidade da mudança individual. E a mudança individual passa pela decisão de cada um contribuir com o coletivo. O ato do plantio de árvore, no Dia das Árvores,é uma reflexão sobre a importância das matas, a importância da arborização urbana e a dependência de ações individuais e da sociedade para se chegar a um resultado. Então, é agir localmente e pensar globalmente”, destaca Menezes.

Compaz

A caminhada pela trilha, chamada de “Escuta e integração com a Natureza em Joaquim Egídio”,  faz parte da programação da 1ª Semana da Cultura de Paz de Campinas (de 18/09 a 23/09). De acordo com a presidente do Compaz, Lu Nunes, o objetivo é articular, mobilizar e conectar pessoas e coletivos em espaços de escuta e diálogo sobre a temática da paz.

“No dia 21 de setembro celebramos o Dia Internacional da Paz e o Dia da Árvore. Para nós, do Compaz, não é possível sustentar paz interior e paz social sem integração e cuidado com o Planeta. Natureza, sociedade e humanidade são indissociáveis para uma vida plena’, conclui.

Escola Estadual Francisco Barreto Leme

De acordo com o coordenador de Projetos e Educação Ambiental da SVDS,   Amandi Buzon Rodelli, cerca de 60 estudantes do Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano) da Escola Estadual Francisco Barreto Leme, localizada em Joaquim Egídio, participarão das atividades.

“Já é uma tradição, sempre que temos datas simbólicas para celebrar, como Dia da Água, Semana do Meio Ambiente, Dia da Árvore, entre outras, temos a presença garantida da escola, que desenvolve um importante trabalho de educação ambiental com os alunos e a comunidade”, afirma Rodelli.

Mata Ciliar

A Associação Mata Ciliar levará o “Projeto de Olho nos Rios” para compartilhar com os participantes. Trata-se de uma parceria com a Petrobras que visa promover a participação comunitária na gestão dos recursos hídricos, incentivando a adoção de práticas para a recuperação de áreas degradadas e conservação de áreas naturais como fontes de sequestro de carbono e proteção da fauna silvestre.

A programação prevê a visitação de estandes, oficina de semeadura; atividades com kits pedagógicos de educação ambiental; e para encerrar, o plantio de mudas de árvores nativas na praça ao lado da Estação Ambiental. “Vamos plantar mudas de jabuticabeira, amoreira, acerola, pitanga, cereja do Rio Grande, que são boas para as pessoas e também para as aves, porque aqui é um lugar de muita biodiversidade, então vai contribuir com todos”, conta Rodelli.

Sair da versão mobile