Connect with us

Nossa Cidade

Secretaria do Verde participa de reunião virtual com o Gaema

A secretária do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em exercício, Andréa Struchel, e o veterinário Paulo Anselmo Nunes Felippe, do Departamento de Proteção e Bem Estar Animal (Dpbea), participaram de reunião do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), nesta quarta-feira, 18 de janeiro. O encontro teve como objetivo avaliar o andamento dos trabalhos realizados em 2022 relativos às metas sobre as questões de meio ambiente, além de viabilizar uma atuação integrada e prospectar as ações futuras.

Os participantes legais dos órgãos ambientais estaduais, municipais e sociedade civil organizada puderam contribuir, virtualmente, com temáticas relacionadas à sustentabilidade, proteção e preservação da natureza.

Segundo Andréa, Campinas colaborou em diversos tópicos. “O município contribuiu com questões como o tratamento de mapeamento e recuperação de Áreas de Preservação Permanentes, a municipalização do licenciamento ambiental, o manejo da fauna e o programa Reconecta; o que otimiza não somente os trabalhos de caráter local, mas também regional”, disse Struchel.

Os principais temas abordados por Campinas dizem respeito à adoção de medidas relacionadas à destinação de animais silvestres apreendidos para locais adequados e à reinserção no meio natural, incluindo o controle sobre a mortandade desses animais, e também a adoção de medidas destinadas a evitar a mortandade de espécies da fauna aquática e terrestre.

A Secretaria do Verde também debateu o tema da conectividade – que indica a conexão entre os habitats naturais e a capacidade de dispersão das espécies – e a importância de ações de conservação, recuperação de fauna e flora nas rodovias existentes na área de abrangência. O trabalho foi realizado em conjunto com as concessionárias, Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e Departamento de Estradas e Rodagem.

Participação

Também participaram do encontro representantes legais dos órgãos ambientais – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo; Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais; Polícia Militar Ambiental; Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos; Conselhos Municipais de Meio Ambiente; Consórcio, Agência Reguladora, Comitês/Câmaras Técnicas e Agências das Bacias PCJ; Secretarias Municipais de Meio Ambiente; Núcleos da Coordenadoria de Fiscalização Ambiental; Gestores de Unidades de Conservação; setores regionais da Fundação Florestal e Departamento de Águas e Energia Elétrica) e representantes de entidades ambientais que atuem nos Municípios de Artur Nogueira, Campinas, Campo Limpo Paulista, Cosmópolis, Elias Fausto, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jaguariúna, Jundiaí, Louveira, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos, Várzea Paulista e Vinhedo.

Gaema

O Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) faz parte do Ministério Público do Estado de São Paulo e tem o papel de identificar, prevenir e reprimir as atividades causadoras de degradação ambiental no Estado.

O Gaema se dedica também a fomentar a mobilização das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente com o objetivo de viabilizar uma atuação integrada em relação a todos os temas regionais. A divisão do grupo leva em conta as bacias ou sub-bacias hidrográficas paulistas.
Avenida Anchieta, nº 200 – Campinas – SP – CEP: 13015-904 — PABX: (19) 2116-0555 — CNPJ 51.885.242/0001-40
Prefeitura Municipal de Campinas – © Todos os direitos reservados

Sair da versão mobile