Nossa Cidade
Secretários participam do FGKD24: Congresso Distritos do Conhecimento de Quarta Geração 2024 da Unicamp
A proposta de alteração do zoneamento para a viabilização do Polo de Inovação para o Desenvolvimento Sustentável (PIDS) de Campinas e as inovações na gestão urbana do Município foram assuntos debatidos na terça-feira, 21 de maio, segundo dia doFGKD24: Congresso Distritos do Conhecimento de Quarta Geração 2024. Organizado pela Centro de Estudos sobre Urbanização para o Conhecimento e a Inovação (Ceuci), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), evento reuniu participantes de várias partes do Brasil e conferencistas nacionais e internacionais.
A Prefeitura de Campinas foi representada no evento por dois secretários municipais que participaram de mesas sobre Políticas Públicas, que debateram a viabilização da implantação de áreas voltadas à produção do conhecimento nas cidades, sob os pontos de vista dos governos estadual e municipal. As apresentações abordaram questões sobre a sociedade e o meio ambiente nestes territórios.
Na Mesa 1, realizada no final da manhã, com o tema Desenvolvimento Urbano e Inovação, a secretária municipal de Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho, apresentou “Inovações na Gestão Urbana”, elencando ações realizadas em Campinas nos últimos anos. Ela destacou a Saúde Digital, Segurança Pública, Monitoramento e Mobilidade Urbana, Transparência no Transporte Público, e Plano de Requalificação da Área Central de Campinas (PRAC), o Nosso Centro.
Ao lado de Baracat, participaram José Police Neto, subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Estado de São Paulo, e Talita Bottas, secretária executiva de inovação e tecnologia da Prefeitura de Osasco. O debate teve a mediação de Milena Serafim, professora associada de Administração Pública da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp e livre-docente e doutora em Política Científica e Tecnológica.
Durante a tarde, o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Campinas, Marcelo Coluccini, participou da Mesa 2, que teve como tema “Inovação, Sustentabilidade e Participação Social”. Ele abordou o papel da cidade na construção de territórios do conhecimento no Brasil e destacou o ecossistema de inovação de Campinas, parte do Top 3 dos ecossistemas consolidados do Brasil.Coluccini também apresentou o Projeto de Lei Complementar 03/2024, atualmente em discussão na Câmara Municipal, no qual o Município propõe a revisão do zoneamento para uma área de 17 milhões de metros quadrados para a consolidação do Polo de Inovação para o Desenvolvimento Sustentável (PIDS) de Campinas.
Também participaram da Mesa 2, Sylvia Barbosa Angelini, diretora do Departamento de Urbanismo da Prefeitura de Jundiaí; Rebecca Dantas, assessora para políticas públicas na Secretaria de Governo Municipal da Prefeitura de São Paulo; e Tainá Bittencourt, consultora e assessora técnica da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos. A mesa foi mediada por Silvia Stuchi Cruz, pesquisadora no Ceuci.