Nossa Cidade
Segunda edição da blitz educativa da Campanha 3Rs reuniu cem motociclistas
Cem motociclistas participaram da segunda blitz educativa da Campanha 3Rs (Respeite, Repense, Reduza), na tarde desta sexta-feira, dia 12 de novembro, na Avenida Theodureto de Almeida Camargo. A iniciativa visou orientar os participantes sobre comportamentos seguros no trânsito, para evitar acidentes e preservar vidas.
Segundo o secretário de Transportes, Vinicius Riverete, a campanha é fundamental para conscientizar não somente os motociclistas, mas também outros segmentos envolvidos no trânsito, como pedestres e motoristas, que podem causar acidentes com motos. “O importante é que a sociedade abrace e entenda que é uma responsabilidade de todos”, destacou.
O aumento da frota de motocicletas na cidade é um ponto de atenção. O presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Ayrton Camargo e Silva, explica que a ação visa evitar que o índice de acidentes também aumente. “É um trabalho baseado em prevenção e educação, para mudar comportamentos”, explicou.
Para esclarecer dúvidas e dar orientações, a equipe da Emdec esteve presente, com agentes da mobilidade urbana e a equipe de Educação para a Mobilidade.
A Guarda Municipal (GM) e o Corpo de Bombeiros também informaram os presentes sobre comportamentos seguros no trânsito. Houve canalização nos dois sentidos da via, com o apoio da GM, para estimular a participação dos motociclistas que passaram pelo local.
A concessionária Rota das Bandeiras apoiou a ação, e distribuiu kits de lanche e adesivos refletivos para capacetes. A Liga do Trauma da Unicamp também esteve presente, demonstrando como são feitos os primeiros socorros em acidentes, para que os motociclistas saibam como agir.
Motociclista há cerca de dez anos, o técnico mecatrônico Paulo Henrique Pádua participou da ação. Ele contou que usa o veículo para ir ao trabalho e que já presenciou acidentes, assim como já caiu de moto, mas sem gravidade. “Achei bem importante para a gente que está no dia a dia na rua, que muitas vezes presencia atos como esse. É importante a gente saber que isso pode salvar vidas”, avaliou sobre o treinamento para primeiros socorros.
De caráter intersetorial, a campanha é coordenada pelas secretarias de Transportes (Setransp), de Saúde e de Segurança Pública; pela Emdec, além de organizações e parceiros privados. A iniciativa visa conscientizar e mobilizar motociclistas para a prevenção de acidentes envolvendo este segmento. A primeira blitz educativa aconteceu no dia 5 de novembro, na Avenida José de Souza Campos (Norte-Sul), com a abordagem de 350 motociclistas.
Campanha 3Rs
Lançada no dia 4 de novembro, a Campanha 3Rs convida a sociedade a respeitar as regras de trânsito, repensar comportamentos adotados nas vias e reduzir a velocidade. O alto índice de acidentes envolvendo motociclistas, registrado em 2021, ligou o alerta. Os motociclistas representaram 48% dos acidentes fatais, registrados entre os meses de janeiro e agosto. Foram 45 vidas de motociclistas perdidas, sendo 22 acidentes registrados nas vias urbanas e 23 nas rodovias.
Diversas peças de comunicação serão levadas às ruas e a canais digitais para disseminar as mensagens da campanha e preservar vidas no trânsito. Outra importante iniciativa será a implantação de área de acomodação para motos em dez cruzamentos que registram alto índice de acidentes. Faixas de retenção serão sinalizadas para que os motociclistas se posicionem à frente dos demais veículos nos semáforos. A fase atual é de vistoria técnica dos locais para implantação a partir de dezembro.
Para saber mais, acesse o hotsite da campanha (www.emdec.com.br/Campanha3Rs), que descreve toda a proposta e disponibiliza as peças educativas para download.