Nossa Cidade
Segurança de motociclistas: ações da #Desacelera seguem na próxima semana
Focada na redução de sinistros (acidentes) envolvendo motociclistas, a campanha de segurança viária #Desacelera mantém o cronograma de ações educativas na próxima semana. O principal alerta envolve o respeito aos limites de velocidade, principal causa das mortes no trânsito.
Na segunda-feira, 17 de junho, a partir das 8h45, cinco cruzamentos da avenida John Boyd Dunlop recebem as orientações: próximo ao Shopping Unimart, na altura do Balão do Londres e da rua Lúcio Esteves, a Praça da Concórdia e junto ao Terminal Campo Grande. A avenida JBD concentrou cerca de 10% do total de mortes em vias urbanas, entre 2019 e 2023: 37 dos 354 óbitos. Apesar disso, o município alcançou uma redução gradativa de 54% nos óbitos registrados na avenida: de 13 em 2021 para oito em 2022 e seis em 2023.
Durante as abordagens, educadores da Emdec e profissionais da concessionária alertam os motociclistas sobre comportamentos seguros no trânsito, visando a prevenção de acidentes. Serão distribuídos folhetos informativos sobre a #Desacelera, com dados sobre as consequências da velocidade excessiva ou inadequada, além de adesivos e botons alusivos à campanha.
Com distribuição de antenas corta-pipa aos motociclistas, a #Desacelera realiza blitz educativa na terça-feira (18/06), a partir das 9h, na avenida Lix da Cunha, próximo à Estação de Transferência Anhanguera. As orientações serão prestadas por equipes da Emdec e da concessionária Rodovias do Tietê.
A #Desacelera já distribuiu cerca de 310 antenas corta-pipa, durante blitze realizadas nas avenidas Norte-Sul, Adão Focesi e Theodureto de Almeida Camargo.
Velocidade como fator de risco
Em 2023, 159 pessoas perderam a vida no trânsito de Campinas – 83 (52% eram motociclistas). A velocidade excessiva ou inadequada esteve presente em pelo menos 51 (34%) casos entre os 149 sinistros fatais registrados; foram 52 mortes. Além disso, 44% dos sinistros com óbitos de motociclistas ou garupas tiveram a velocidade como fator de risco.
Com o lema “Não ultrapasse o limite da vida”, a Campanha #Desacelera busca conscientizar a população sobre as consequências da velocidade e é um convite para repensar a pressa no trânsito. Além das ações educativas, diversas peças de comunicação estão sendo distribuídas pela cidade com alertas para a população campineira. Operações integradas de fiscalização também compõem a campanha #Desacelera, em pontos estratégicos dos locais que mais registraram sinistros (acidentes) de trânsito. Todas as informações podem ser consultadas no endereço www.emdec.com.br/desacelera.
#Desacelera: programação
17/06 (segunda) | 8h45 às 10h45
5 cruzamentos da avenida John Boyd Dunlop:
– Avenida JBD x Estação Aurélia, próximo ao Shopping Unimart (Jardim Aurélia).
– Avenida JBD x Balão do Londres (Jardim Londres).
– Avenida JBD x rua Lúcio Esteves (Jardim Florence).
– Praça da Concórdia | R. Manoel Machado Pereira – Parque Valença.
– Avenida JBD, junto ao Terminal Campo Grande (rua Luiz Raphael Lot, 74, Jardim Sul América).
18/06 (terça) | 9h00 às 11h
Blitz educativa para motociclistas, com entrega de antenas corta-pipa
Avenida Lix da Cunha, próximo à Estação de Transferência Anhanguera
Parceria: Emdec e Rodovias do Tietê.