Nossa Cidade
Segurança: Guarda Municipal atendeu 4.043 ocorrências durante mês de julho
A Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública divulgou nesta segunda-feira, dia 9 de agosto, o balanço de ações realizadas pela Guarda Municipal de Campinas entre 1 e 31 de julho deste ano.
Os números mostram que a GM realizou neste período 4.043 atendimentos de ocorrências de diversas naturezas como descumprimento de medidas sanitárias, furtos, roubos, tráfico de drogas, captura de procurados, violência doméstica, perturbação do sossego e lei do pancadão.
O resultado destes atendimentos também se refletem em números: 22 veículos fruto de roubo recuperados; cinco indivíduos procurados que foram capturados durante as ações; duas armas ilícitas recolhidas; 22,22 quilos de drogas retirados de circulação, maconha e crack são a maioria; além de 45 flagrantes de situações criminosas e 50 presos.
A Guarda Municipal, em julho, também atendeu 345 mulheres vítimas de violência doméstica, que inclui situações de abuso em casa, quando a corporação foi acionada pela vítima, e também durante patrulhamento. O número inclui ainda as mulheres que são acompanhadas pelo Programa Guarda Amigo da Mulher. O projeto atende vítimas de violência doméstica que receberam medida protetiva e que são acompanhadas pelos agentes da guarnição.
Ação na pandemia
A Guarda Municipal continua contribuindo no combate à Covid na cidade por meio da operação Aglomeração Zero. Foram 16.834 pessoas dispersadas nestas ações no mês de julho.
A corporação intensifica o patrulhamento para inibir ou acabar com grande agrupamento de pessoas em vias públicas, praças e nas proximidades de bares e restaurantes.