Connect with us

Nossa Cidade

Selo lançado em Campinas permite comercialização de produto artesanal em todo o País

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, assinou nesta segunda-feira, 4 de setembro, um decreto que permite a entrega do Selo Arte e do Selo Queijo Artesanal pelo Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM-POA), da Secretaria de Saúde. O decreto será publicado no Diário Oficial do Município de terça-feira, dia 5. 

A certificação com a identificação artesanal permite que produtos artesanais, como queijos, produtos de abelhas e outros de origem animal possam ser vendidos em todo o território nacional. Com o SIM-POA era permitida apenas a comercialização em Campinas. 

“O decreto é uma avanço muito importante desde a criação do SIM-POA, iniciativa que fez parte do Paes (Plano de Ativação Econômica de Campinas). Ele permite a ampliação da comercialização dos produtos, que poderão ser vendidos em todo o País”, afirmou o prefeito.

Os selos Arte e o Queijo Artesanal são certificados que garantem que os alimentos de origem animal foram elaborados de forma artesanal, com receita e processo que apresentem características tradicionais, por meio de boas práticas de fabricação. Para os consumidores, garantem a autenticidade e qualidade dos produtos artesanais.

“Os selos valorizam o pequeno produtor, aquele que envolve todos os integrantes da família no processo produtivo. Além disso, divulga a cultura regional, permitindo a comercialização da produção artesanal em todo o País”, afirmou uma das idealizadoras do decreto, a veterinária Marcela do Prado Coelho.

Como solicitar

Apenas os produtores que possuem o SIM-POA podem pedir a certificação. O SIM-POA autoriza a comercialização dos produtos de origem animal (artesanais e industriais) em Campinas e garante que o produtor cumpre as boas práticas de qualidade. Só é concedido depois de inspeção. Para solicitar os selos, é preciso acessar o site https://portal.campinas.sp.gov.br/. No portal, entrar em “Campinas na Palma da Mão” e procurar o serviço de inspeção municipal e checar orientações em “conheça o selo Arte e o selo Queijo Artesanal”.

Primeiro selo

O primeiro selo foi entregue simbolicamente para o queijo produzido pela queijaria de leite de ovelha Cabanha Campestre 53, que fica no distrito de Joaquim Egídio. Seu queijo barizado de Antares, do tipo pecorino, ganhou a medalha de bronze na Expoqueijo 2023, um dos maiores eventos do setor no Brasil. “O selo traz uma responsabilidade grande. Nossa produção é pequena e, daqui pra frente, pretendemos aumentar a produção com o mercado aberto no Brasil todo”, disse o produtor rural Genivaldo Pimenta, proprietário da Cabanha Campestre 53.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com