Connect with us

Nossa Cidade

Sem trégua para o mosquito: 14º mutirão visita 4,3 mil imóveis na região do Vista Alegre

Agentes de saúde e voluntários visitaram 4,3 mil imóveis de 12 bairros na região do Jardim Vista Alegre no sábado, 4 de maio, para prevenção e combate à dengue.

Os bairros percorridos por cerca de 150 pessoas foram: Jardim Vista Alegre, Parque Universitário de Viracopos, Jardim Maria Helena, Recanto do Sol 1 e 2, Jardim Mercedes, Jardim Shangai e Núcleo União da Vitória.

Foram removidas 1,8 mil toneladas de resíduos durante os trabalhos para limpeza e eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença. 

De 1º de janeiro até esta segunda-feira, 6 de maio, Campinas registrou 75.807 casos confirmados de dengue e 16 mortes. O município está em epidemia, declarou emergência em 7 de março, e a transmissão do vírus ocorre neste momento em todas as regiões.

Antes disso, Campinas promoveu outros 13 mutirões, incluindo o 1º da Região Metropolitana (RMC), e participou do Dia D Estadual contra a doença.

A Prefeitura de Campinas mantém ações ininterruptas de combate e prevenção à dengue no município, com eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, ações educativas e de mobilização da sociedade e organização e limpeza da cidade. No entanto, é preciso contrapartida da sociedade. As pessoas precisam eliminar criadouros – tudo o que possa acumular água – e dar a destinação correta ao lixo. 

Levantamento das secretarias municipal e estadual de Saúde indicam que 80% dos criadouros estão dentro das casas. Por isso, é importante que cada cidadão cuide de seu espaço e permita a entrada dos agentes de saúde.

O que já foi feito

  • Durante 2023 um estudo da Secretaria de Saúde mostrou que a cidade viveria uma nova epidemia de dengue. Por isso, foram desencadeadas diversas medidas para o enfrentamento da doença. Muitas delas consideradas adicionais ao planejamento regular de prevenção e combate à dengue. O plano inclui Sala de Situação para análise sistemática, reorganização da rede municipal de saúde e novo site para divulgar informações.
  • Em dezembro do ano passado foram reforçados os estoques dos principais insumos usados no tratamento da dengue para garantir o atendimento dos pacientes da rede municipal de saúde. A administração divulgou uma projeção de pelo menos 100 mil casos da doença em 2024. 
  • Entre janeiro e 6 de maio deste ano foram realizados 14 mutirões intersetorais, incluindo um regional. Foram visitados mais de 58 mil imóveis para orientar a população e retirar criadouros do mosquito. 
  • A Administração tem usado drones para localizar grandes criadouros do Aedes aegypti, como piscinas e caixas d’água em imóveis identificados como desocupados ou em situação de abandono. Com isso, chaveiros podem ser acionados e esta medida está respaldada em decisão judicial de 2020, proferida nos autos do processo judicial n.º 1005810-97.2014.8.26.0114, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Campinas.
  • Outra novidade é o uso de inteligência artificial para ampliar o monitoramento e assistência em saúde aos pacientes com dengue. Toda pessoa diagnosticada ou com suspeita da doença, após atendimento no SUS Municipal, recebe, via WhatsApp, mensagem disparada pelo chatbot que auxilia a Pasta a acompanhar as condições do paciente. Caso necessário, é feita nova orientação sobre busca por atendimento. Até 25 de abril, 21.220 pacientes foram acompanhados. Do total, 7.630 foram reencaminhados aos serviços de saúde. 
  • A Prefeitura criou ainda o Grupo de Resposta Unificada (GRU), que envolve todas as áreas com objetivo de agilizar respostas e fiscalizações para denúncias que tratam de criadouros.
  • A Secretaria de Serviços Públicos intensificou o trabalho de coleta de lixo e entulhos e, com isso, passou a recolher 4 mil toneladas a mais de resíduos urbanos por mês. 
  • Aos sábados, a Secretaria de Saúde passou a abrir alguns centros de saúde das 7h às 17h para ampliar o atendimento dos pacientes.  

Ações em números – (atualização até 25/4)

  • Controle de criadouros: 386,7 mil imóveis visitados
  • Nebulização: cobertura de 107,1 mil imóveis
  • Busca ativa + controle de criadouros: 86,6 mil imóveis visitados
  • Avaliação de densidade larvária: 58,3 mil imóveis visitados
  • Pontos estratégicos e imóveis especiais: 1,7 mil imóveis visitados

Comitê de prevenção

A Prefeitura conta com um comitê de prevenção e controle de arboviroses desde 2015, que em 2023 passou a se chamar Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses e Zoonoses. Ele reúne 14 secretarias: Governo; Saúde; Educação; Serviços Públicos, Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade; Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; Administração; Comunicação; Trabalho e Renda; Esportes e Lazer; Cultura e Turismo; Habitação; Relações Institucionais, e Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. Também participam Defesa Civil, Serviço 156, Rede Mário Gatti, Setec e Sanasa. No comitê é discutida a situação epidemiológica da cidade e, com isso, são desencadeadas as ações intersetoriais e apoio para as ações da Secretaria de Saúde. Mais informações estão no site: https://dengue.campinas.sp.gov.br.

Sair da versão mobile