Nossa Cidade
Sem trégua pro mosquito: 13º mutirão visita imóveis em seis bairros neste sábado, 27 de abril
A Secretaria de Saúde de Campinas realiza na manhã deste sábado, 27 de abril, o 13º mutirão municipal de 2024 para prevenção e combate à dengue. A ação tem início às 8h e a Pasta definiu seis bairros que devem ter imóveis visitados pelos agentes de saúde e voluntários:
- Jardim Aurélia
- Jardim Pacaembu
- Jardim do Vovô
- Jardim Interlagos
- Vila Proost de Souza
- Jardim Magnólia
O ponto de encontro das equipes é o Centro de Educação Infantil (CEI) Benjamin Constant. Ele fica na rua Reverendo Miguel Rizzo Júnior, 190, no Jardim do Vovô.
Como será o novo mutirão?
O mutirão deste sábado deve reunir voluntários e agentes da Saúde, incluindo os trabalhadores da empresa terceirizada Impacto Controle de Pragas, que atuam nas visitas aos imóveis para orientação e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença. Eles usam uniforme formado por camiseta branca, com logo da empresa, e calça na cor cinza. Em caso de dúvidas sobre a identificação, a população pode pedir informações pelo telefone 199, da Defesa Civil.
A melhor forma de prevenção contra a dengue é eliminar qualquer acúmulo de água que possa servir de criadouro, principalmente em latas, pneus, pratos de plantas, lajes e calhas. É importante, ainda, vedar a caixa d’água e manter fechados vasos sanitários inutilizados.
O mutirão é multisetorial e conta com apoio de profissionais das secretarias de Serviços Públicos, Habitação, Educação, Assistência Social e Trabalho e Renda, além da Guarda, Defesa Civil, Sanasa e Emdec. O balanço das ações deve ser divulgado nesta segunda, 29.
“Os mutirões têm trazido resultados muito positivos de engajamento da Administração junto com a população na luta contra o mosquito”, avaliou a assessora técnica do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Priscilla Pegoraro.
A cidade está em epidemia, declarou situação de emergência em 7 de março, e o alerta sobre risco de transmissão da doença vale para todas as regiões da cidade.
O que já foi feito
Desde dezembro de 2023 a Secretaria de Saúde já colocou em prática uma série de medidas consideradas adicionais, sobre o planejamento regular de prevenção e combate à dengue, que inclusive começaram a ser copiadas por outros municípios diante do contexto do aumento de casos da doença. O plano inclui Sala de Situação para análise sistemática, reorganização da rede municipal de saúde e novo site para divulgar informações.
A Prefeitura realizou neste ano 12 mutirões, incluindo um regional, onde visitou pelo menos 50,5 mil imóveis para orientar a população e retirar criadouros do mosquito. Contudo, em cada ação, quase metade dos espaços é achada inacessível pelos agentes por estarem fechados, desocupados ou em virtude de impedimento dos moradores.
Outra novidade é o uso de inteligência artificial para ampliar o monitoramento e assistência em saúde aos pacientes com dengue. Toda pessoa diagnosticada ou com suspeita da doença, após atendimento no SUS Municipal, recebe via WhatsApp mensagem disparada pelo chatbot que auxilia a Pasta a acompanhar as condições do paciente. Caso necessário, é feita nova orientação sobre busca por atendimento.
A Prefeitura criou ainda o Grupo de Resposta Unificada (GRU), que envolve todas as áreas com objetivo de agilizar respostas e fiscalizações sobre as denúncias que tratam de criadouros.
Estatísticas do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) mostram que 80% dos criadouros do mosquito Aedes aegypti estão nas residências. Portanto, o enfrentamento à epidemia exige esforço compartilhado entre Poder Público e população para eliminar qualquer espaço com água que possa ser usado pelo inseto para proliferação.
Ações em números – (atualização até 18/4)
- Controle de criadouros: 357,3 mil imóveis visitados
- Nebulização costal: 68,9 mil imóveis visitados
- Nebulização veicular: cobertura de 33,1 mil imóveis
- Busca ativa + controle de criadouros: 84,2 mil imóveis visitados
- Avaliação de densidade larvária: 49,2 mil imóveis visitados
- Pontos estratégicos e imóveis especiais: 1,6 mil imóveis visitados
Comitê de prevenção
A Prefeitura conta com um comitê de prevenção e controle de arboviroses desde 2015, que em 2023 passou a se chamar Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses e Zoonoses. Ele reúne 14 secretarias: Governo; Saúde; Educação; Serviços Públicos, Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade; Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; Administração; Comunicação; Trabalho e Renda; Esportes e Lazer; Cultura e Turismo; Habitação; Relações Institucionais, e Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. Também participam Defesa Civil, Serviço 156, Rede Mário Gatti, Setec e Sanasa. No comitê é discutida a situação epidemiológica da cidade e, com isso, são desencadeadas as ações intersetoriais e apoio para as ações da Secretaria de Saúde. Mais informações estão no site: https://dengue.campinas.sp.gov.br
“Os mutirões são instrumentos estratégicos para a prevenção e controle da epidemia na cidade de Campinas. Os voluntários representam a materialização da gestão participava”, ressaltou o diretor da Defesa Civil e coordenador do Comitê, Sidnei Furtado.