Connect with us

Nossa Cidade

Semáforo sonoro desenvolvido pela Emdec é adotado por São Carlos

Semáforo sonoro desenvolvido pela Emdec é adotado por São Carlos

Criado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e já implantado em 23 cruzamentos da cidade, o sistema de semáforos sonoros acionados por chaveiros eletrônicos individuais (tags) foi adotado pela Prefeitura de São Carlos (SP).

A tecnologia, que permite que pessoas com deficiência visual realizem travessias com mais autonomia e segurança, foi adotada pela cidade do interior paulista nesta quinta-feira, dia 10 de agosto, no cruzamento da rua General Osório, no “Calçadão da General”, com a rua Episcopal.

A parceria para a adoção do sistema, sem custos, visa promover a acessibilidade na mobilidade urbana. “Ficamos muito contentes em poder compartilhar esta tecnologia, que traz mais qualidade de vida, segurança e liberdade aos cidadãos”, avalia o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

Com baixo custo de implantação, o sistema foi desenvolvido pela Emdec de forma pioneira no Brasil. Em Campinas, os usuários realizam cadastro prévio com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, que intermedia a distribuição das tags junto à Emdec. Participam do projeto pessoas com 100% de perda visual, que usam o transporte público coletivo com regularidade e circulam pelas regiões contempladas.

O semáforo funciona com a detecção da presença do usuário portador da tag, que tem sinal bluetooth. Ao identificar a aproximação, um sinal sonoro é emitido, indicando quando a travessia pode ser realizada. A estrutura do sistema também inibe o vandalismo, já que o dispositivo é instalado em caixas na parte superior das colunas semafóricas.

Comitiva

No dia 2 de junho, uma comitiva de São Carlos esteve em Campinas, para conhecer o sistema. Na ocasião, a Emdec apresentou a tecnologia à diretora do Departamento de Defesa da Pessoa com Deficiência, Marilia Porto; ao diretor do Departamento de Inclusão da Pessoa com Mobilidade Reduzida, Tiago de Souza; e ao chefe de seção de Assistência à Pessoa Deficiente, Dante Nonato; que representaram a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPDMR) de São Carlos, responsável pela implantação no município, junto com a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

Uma equipe da Emdec, envolvida no desenvolvimento do sistema e em sua implantação em Campinas, esteve em São Carlos para acompanhar a primeira aplicação do semáforo sonoro fora da metrópole.

Sair da versão mobile