Connect with us

Nossa Cidade

Semana Guilherme de Almeida começa nesta quinta-feira, 4, e vai até dia 11

A Semana Guilherme de Almeida de 2024 começa nesta quinta-feira, 4 de julho, e vai até 11 de julho com o tema: “Um Soldado com Alma de Poeta”. O evento é realizado todos os anos pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, por meio da Coordenadoria Departamental de Bibliotecas e comissão organizadora, conforme a Lei Municipal 10.138, de 25 de Junho de 1999. A Semana é gratuita e a programação está bem diversificada.

A abertura será às 10h, na praça Guilherme de Almeida, em frente ao Palácio da Justiça, Centro de Campinas. No local haverá apresentação com a Banda Musical da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e palestra com o escritor e historiador, Jorge Alves de Lima. Ao longo da semana haverá sarau, declamação de poesias, ciclo de leituras, recitais, oficinas, entre outros.

No feriado, dia 9, haverá homenagem no Mausoléu – MMDC – acrônimo pelo qual se tornaram representados os nomes dos mártires do Movimento Constitucionalista de 1932, que culminou no levante denominado como Revolução Constitucionalista. No sábado, haverá Sarau Cirandas para Guilherme, na praça da Feira Hippie. (Confira a programação ao final)

 

“Através de palestras, exposições, leituras de poemas e outras atividades, a semana dedicada a Guilherme de Almeida proporciona um momento especial de reflexão e reconhecimento da importância do seu trabalho para a cultura brasileira. É uma forma de inspirar novas gerações a apreciar a poesia e a literatura, além de fortalecer os laços da comunidade com sua própria história e patrimônio cultural”, afirma a coordenadora de Bibliotecas, Dandewara Pereira.

 

“Em resumo, comemorar a Semana Guilherme de Almeida em Campinas é mais do que uma simples homenagem, é uma oportunidade de valorizar, preservar e difundir a rica herança cultural deixada por esse grande nome da literatura brasileira”, destaca ela.

A Comissão Organizadora da Semana Guilherme de Almeida e da Arte Moderna é composta por Academia Campineira de Letras, Ciências e Artes das Forças Armadas; Academia Campineira de Letras e Artes; Academia Campinense de Letras; Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos; Associação Lítero-Sócio-Cultural OndulArte; Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro; Ateliê Lisa França; Biblioteca Pública Distrital de Sousas “Guilherme de Almeida”; Câmara Municipal de Campinas; Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura; Casa Guilherme de Almeida – Centro de Estudos de Tradução Literária; Centro de Ciências, Letras e Artes; Companhia Teatral Cenarte Produções Artísticas; Conservatório Carlos Gomes; Coordenadoria Departamental de Bibliotecas Públicas de Campinas; MMDC Campinas; Rotary Clube de Campinas Cambuí; Secretaria Municipal da Educação; Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e União Brasileira de Trovadores UBT Seção Campinas.

 

Sair da versão mobile